Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Dudu Pelizzari celebra trabalho em seis temporadas da série Reis 

Ator fez um balanço de seu primeiro projeto completo na RECORD e comentou os principais momentos como Abiel e Abner na trama 

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial


Dudu Pelizzari deu vida a Abiel e Abner na série Reis
Dudu Pelizzari deu vida a Abiel e Abner na série Reis

Dudu Pelizzari participou de seis temporadas de Reis e interpretou dois personagens ao longo da trama. Na primeira fase, A Decepção, o ator deu vida a Abiel. Na segunda, A Ingratidão, ele retornou a série como Abner, neto do israelita, e seguiu como o comandante do exército de Israel até a sexta parte da superprodução, A Conquista.

Em entrevista ao site oficial, Pelizzari fez um balanço do trabalho duradouro na superprodução e comentou os principais momentos de Abiel e Abner na série.

"A primeira fase de Reis foi muito interessante, era o meu primeiro projeto concreto na RECORD. Então, além de contar uma história, tive que entender o formato bíblico, onde os costumes da época e o linguajar eram muito diferentes do habitual", explicou.

Abiel, primeiro personagem do ator na série, pediu despensa do exército de Israel na primeira temporada, A Decepção, para construir sua família. No entanto, após a morte do comandante Jotã (Duda Nagle), o israelita foi visto como o homem mais preparado para assumir o posto, mesmo contra a vontade dele.

"A história do Abiel se desenvolveu de uma forma muito interessante", comentou
"A história do Abiel se desenvolveu de uma forma muito interessante", comentou

"A história do Abiel se desenvolveu de uma forma muito interessante. Antes da guerra dos raios, ele entregou sua vida a Deus e, a partir desse momento, o exército ganhou muita força, a ponto de vencer uma batalha praticamente perdida contra os filisteus", disse Pelizzari.

Diferente de Abiel, Abner tinha o ímpeto de liderança e foi escolhido pelos anciãos de Israel como rei da nação na segunda fase da trama, A Ingratidão. Mas, essa não era a vontade de Deus, visto que Samuel (Roberto Birindelli) já havia ungido Saul (Carlo Porto).

"Quando Saul foi nomeado, Abner sentiu uma dor, porque ele sabia que o primo não era um homem preparado, mas, ao mesmo tempo, o grande desejo dele sempre foi proteger Israel e ser o líder do exército, não rei. Então, o personagem se curvou diante da nação e foi fiel a Saul e a seu posto de comandante do início ao fim". 

Relacionamentos

Apesar de liderar os homens com êxito, a fragilidade de Abner estava nos relacionamentos com as mulheres. O personagem optou por não se casar para se dedicar integralmente ao exército. Mesmo assim, ele se envolveu com Darim (Vicky Valentim), Kayla (Hylka Maria), Zeruia (Juliana Boller), Ainoã (Francisca Queiroz) e Rispá (Rhaisa Batista).

"O objetivo do Abner era ser um bom comandante do exército de Israel", afirmou
"O objetivo do Abner era ser um bom comandante do exército de Israel", afirmou

"O objetivo do Abner era ser um bom comandante do exército de Israel, mas ele se permitiu viver experiências amorosas que curavam parte da dor causada pelas guerras. Ele começou com a Darim, uma paixão vivida por ela, mas, para ele, era só um desejo carnal. Na sequência, veio a Kayla, a grande paixão dele na história. A terceira foi a Zeruia, uma prostituta, então, foi muito superficial. Depois, veio a Ainoã, a esposa de Saul, apesar da relação proibida, Abner a admirava. E, para fechar, a Rispá. Ele se envolveu com a concubina do rei, após a morte dele, para ampará-la e protegê-la", contou.

Abner, Saul e Davi

Abner inconformado quando Saul desistiu de matar Davi após anos de perseguição
Abner inconformado quando Saul desistiu de matar Davi após anos de perseguição

O líder israelita esteve ao lado de Saul em todos os momentos, inclusive durante a perseguição a Davi (Cirillo Luna), na quinta temporada. Porém, após a morte do primo, Abner reconheceu o belemita como o escolhido de Deus e se aliou a ele.

"O primeiro encontro de Abner com Davi, é com aquele jovem ruivo que resolve se colocar à frente de um gigante, ali ele já viu um potencial líder. Tempos depois, quando Saul começa a persegui-lo, obviamente o comandante tem discernimento em entender que aquilo é uma obsessão e tenta direcioná-lo ao que realmente importa, que era a proteção de Israel. Quando o rei morre, seu filho, Isbosete [João Villa], toma à frente. Por sua vez, Davi é declarado rei em Hebrom, e Abner sabe que ele é um homem mais preparado para reinar e faz uma aliança com ele", explicou. 

Relembre:

Morte de Abner

Depois de se aliar a Davi, Abner pediu perdão a Joabe (Mario Bregieira) e Abisai (Rafael Dib) por ter matado Asael (Tiago Marques). No entanto, na sexta temporada de Reis, A Conquista, Joabe matou o comandante para vingar seu irmão. 

Davi (Cirillo Luna) se enfureceu com Joabe (Mario Bregieira) pela morte de Abner
Davi (Cirillo Luna) se enfureceu com Joabe (Mario Bregieira) pela morte de Abner

"Eu não estava me despedindo só do Abner, encerrava também um ciclo da minha vida que durou quase dois anos, além de dar adeus aos amigos, e a direção que me acolheu, a linguagem que tanto me ensinou. Gravar a cena foi muito simbólico para mim", relembrou Pelizzari.

Assista:

O ator ainda fez questão de deixar um agradecimento especial a toda equipe da superprodução. "À Cristiane Cardoso, que construiu esse personagem [Abner] junto comigo, a direção do Léo Miranda, do Guga [Sander], do Vicente [Guerra] e do Rogerinho [Rogério Passos], e a produção de elenco. Só somos escolhidos e capacitados a fazer um trabalho por causa de toda essa infraestrutura. A autora que escreve, os diretores que conduzem e a produção que pensa em nós para os personagens". 

Gostou de relembrar a história de Abiel e Abner em Reis? Então, reveja todos os episódios no PlayPlus.com. A décima temporada da série, A Decadência, estreia em abril de 2024 na RECORD.

Relembre momentos marcantes da trajetória de Saul na série Reis:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.