Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Guilherme Dellorto reflete sobre inseguranças de Salomão em Reis

Sucessor de Davi (Petrônio Gontijo), jovem vive a pressão de ser o filho do rei com Bateseba (Anna Lima) e não sabe lidar com o primeiro amor

Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

Dellorto aponta inseguranças de Salomão
Dellorto aponta inseguranças de Salomão Dellorto aponta inseguranças de Salomão

Salomão, personagem de Guilherme Dellorto em Reis, é o escolhido de Deus para ser o sucessor de Davi (Petrônio Gontijo). Em A Consequência, os fãs da série têm a oportunidade de ver o amadurecimento desse jovem inseguro, que se envolve com Naamá (Ingrid Conte), mas não assume o primeiro amor.

Em entrevista ao site oficial, Guilherme Dellorto exaltou a importância da preparação para viver o personagem e destacou os conflitos do príncipe na juventude.

“A palavra principal que o define neste momento é insegurança. Mas também o acho observador, inteligente e com um humor peculiar. É um cara que vê muito mais do que fala. Isso fez com que ele tivesse um senso analítico muito bom, porque ele está sempre à margem, escondido. Diferentemente dos irmãos, que sempre fizeram de tudo para chamar a atenção”.

Leia também

Inicialmente, o ator apareceu na trama já como um dos reis de Israel, e contracenou apenas com Ingrid Conte, a narradora, e Henrique Camargo, intérprete de Roboão. Até então, o público não sabia os nomes dos personagens, e os conflitos entre eles têm sido apresentados aos poucos.

Apenas no final da sétima temporada, O Pecado, que os fãs confirmaram as teorias de que o rei vivido por Dellorto era Salomão

“Eu tinha pouquíssima informação sobre ele e sua personalidade, então, realmente foi um desafio. A gente foi conversando com a autora, e ela foi nos dando pistas para entender o momento exato do conflito [entre o rei, a narradora e o filho]”, explicou o ator.

Salomão e Naamá

Dellorto apontou que, inicialmente, a preparação ao lado de Ingrid Conte foi feita com base na dinâmica familiar entre os personagens. O ator aproveitou para elogiar o trabalho deles com Fernanda Guimarães, uma das preparadoras de elenco da série.

“Com a Ingrid, viemos construindo aos poucos, ganhando intimidade. E, a cada dia, vamos nos abastecendo mais desses personagens e brincando mais. Nessa parte mais jovem, estamos muito mais à vontade. No dia a dia, na leitura de cena, com o que cada vírgula [do texto] quer dizer para não desperdiçar as intenções”.

O intérprete de Salomão também ressaltou a importância do acompanhamento da preparadora de elenco durante todo o processo, em especial, pelo fato de os personagens passarem por um grande amadurecimento.

Ator exalta trabalho da preparadora de elenco Fernanda Guimarães
Ator exalta trabalho da preparadora de elenco Fernanda Guimarães Ator exalta trabalho da preparadora de elenco Fernanda Guimarães

"Trabalhamos a relação familiar de pai e filho e narradora e rei. Isso tudo com a Fernanda, que nos levava a refletir, dando razão e argumentos aos dois para embasar os desejos dos personagens, que conflitavam um com o do outro. Quero sempre ressaltar que a preparação da Fernanda é fundamental. Não existiria esse Salomão [sem ela]”, garantiu.

Atualmente, o público acompanha um Salomão que, em suas inseguranças, comete erros. Após se deitar com Naamá e demonstrar dúvidas em manter algo sério com ela, o príncipe volta atrás e a pede em casamento.

Assombrado pelas expectativas criadas por ser o escolhido de Deus para suceder a Davi (Petrônio Gontijo) no trono de Israel, Salomão decide pôr um ponto final na relação, mas descobre que Naamá está grávida. O relacionamento, então, passa por muitos conflitos.

Mas, no início da relação dos dois, Dellorto destacou a leveza entre eles e a importância de o romance gerar identificação com os fãs da série.

“A Naamá é um ponto de transformação dele, a primeira vez que ele recebe uma atenção, que é desejado, isso floresce nele. Salomão não vai deixar de ser inseguro, de ter essa personalidade, mas se transforma em relação ao feminino, ao ter a atenção de uma menina”, explicou o ator.

Relembre o primeiro beijo do casal Salomão e Naamá:

Ainda adolescente, Salomão salvou Naamá de ser atropelada por um cavalo. A partir daí, a menina nunca esqueceu o príncipe. Na fase jovem, ela passou a escrever papiros românticos na intenção de ser notada e amada por ele.

“Ela ser poetisa é um ponto de admiração. A mulher escrever, naquela época, não era algo comum. E ela escreve poemas. Isso encanta o Salomão. Ele tem uma sensibilidade em relação à arte. Acho que ela ser uma mulher à frente do seu tempo já desperta a atenção do Salomão. Aí que ela se torna tão especial”, destacou.

Um jovem Salomão

No começo da temporada, os fãs da série veem ainda Salomão em sua versão adolescente, interpretado pelo jovem Arthur Valadares. Dellorto ressaltou a importância da troca entre eles para construir a insegurança do príncipe.

“O Arthur trouxe muita coisa corporal do adolescente. Ele tem um jeito de se expressar que, para o Salomão, é perfeito. É uma coisa mais introspectiva, ele encolhe os ombros e tem um sorriso de canto de boca que achei sensacional”, explicou.

Dellorto elogia trabalho de Arthur Valadares, o Salomão adolescente
Dellorto elogia trabalho de Arthur Valadares, o Salomão adolescente Dellorto elogia trabalho de Arthur Valadares, o Salomão adolescente

Segundo o ator, Salomão não consegue se expor e é sempre discreto, porque, se aparecer, vai ser julgado. E esse é um dos principais conflitos que norteiam as emoções do personagem.

Herdeiro de Davi e Bateseba (Anna Lima), ele cresce como o ‘filho da vergonha’ perante o povo de Israel, que ainda julga seus pais pelo pecado cometido anos atrás.

"A Bateseba é a grande protetora e ao mesmo tempo ‘algoz’ dele. Então, acho que esse já é o conflito todo do Salomão. A pessoa que o protege é a culpada por ele sofrer todo esse julgamento”, contou o ator.

Sobre a relação de Salomão com Davi, Dellorto destacou a admiração que o jovem príncipe tem pelo pai, mas, ao mesmo tempo, o medo que sente ao ser o escolhido por Deus para sucedê-lo:

“Tem aquela admiração, mas ele já sabe desde pequeno que é o sucessor, vê o quanto as pessoas admiram Davi, e isso já causa um temor nele, de saber que não vai conseguir suceder o pai à altura do que o povo espera. E, ao mesmo tempo, Salomão viu o tanto de atenção que os outros filhos receberam e ele, não. Então, acho que essa falta de atenção pesa no conflito com o Davi”.

“O Agur ajuda o Salomão", analisa o ator
“O Agur ajuda o Salomão", analisa o ator “O Agur ajuda o Salomão", analisa o ator

Para Dellorto, o ponto de fuga de Salomão é o melhor amigo, Agur (Pedro Nercessian). E, para a parceria em cena, é fundamental a amizade que o ator tem com Nercessian, parceiro de outros trabalhos.

“O Agur ajuda o Salomão ao permitir que ele seja do jeito que ele é. É onde o Salomão se liberta de julgamentos e consegue ser mais solar. Ele é muito fechado, mas quando está com o Agur, consegue brincar. O Pedro é meu parceiro, já nos conhecemos há muito tempo e temos essa intimidade. Dá para perceber na cena, como temos um jogo mais solto. Ele é um entusiasta das tomadas de decisão do Salomão", finalizou o ator.

Como vai ser a trajetória de Salomão até assumir o trono de Israel? Descubra em Reis — A Consequência de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Perdeu algum momento? Veja o resumo da semana aos sábados, no mesmo horário. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com.

Veja como foi o início romance entre Salomão e Naamá:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.