Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Jakelyne Oliveira conta como se prepara para cenas difíceis de Maaca em Reis

Atriz explicou o processo de construção da personagem desde as pesquisas iniciais e caracterização até as técnicas de interpretação 

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial


Intérprete de Maaca, atriz fala sobre as técnicas de construção da gesurita em Reis
Intérprete de Maaca, atriz fala sobre as técnicas de construção da gesurita em Reis

Jakelyne Oliveira passa por um longo processo de preparação para viver Maaca na série Reis. Em entrevista ao site oficial, a atriz relembrou como foram as pesquisas iniciais, a caracterização e a escolha do figurino, além das técnicas de construção da personagem que a ajudam em cenas difíceis.

"Desde o início, eu já comecei a me preparar para entender quem era a Maaca, qual era a personalidade dela e a história. Ela é uma estrangeira [em Israel], então, tem muitos costumes diferentes dos israelitas, ela adora vários deuses, usa roupas decotadas para a época, braços e pernas à mostra, é uma mulher naturalmente sensual. Então, eu precisei entender, de fato, quem era a Maaca, da onde ela veio, para enraizar isso em mim. E foi muito importante para todo o desenvolvimento da personagem."

Ela contou que aprendeu algumas técnicas para demonstrar várias emoções em um curto período de tempo — como na estreia da gesurita na série, no fim da quinta temporada. Na mesma sequência, Maaca se desesperou com uma tentativa de sequestro e com a morte de seus servos, foi salva por Davi (Cirillo Luna) e ainda tentou seduzi-lo com um beijo.

Personagem estreou no fim da quinta temporada e foi resgatada por Davi (Cirillo Luna)
Personagem estreou no fim da quinta temporada e foi resgatada por Davi (Cirillo Luna)

"Foi tudo muito rápido, e eu precisava deixar tudo pronto na minha cabeça. Então, essa preparação para encontrar o meu desespero de um jeito rápido e genuíno foi a mais marcante. Eu confesso que, quando tenho que acessar o sentimento de tristeza que me faça chorar, é muito difícil separar a Maaca da Jakelyne, porque é mais fácil lembrar de algo que aconteceu verdadeiramente na minha vida, que eu senti. No momento de sofrer, eu não consigo separar. Eu uso dos sentimentos e das vivências da Jakelyne para dar vida e emoção a Maaca."

A intérprete da gesurita mostrou um pouco do processo em suas redes sociais:

Jakelyne também revelou recorrer à música para interpretar essas sequências que exigem uma grande carga emocional dela enquanto atriz. "Se é uma cena que eu preciso chorar, eu tenho uma playlist com a música que me dá esse gatilho de recuperar na minha cabeça esse momento de sofrimento. Quando é uma cena muito difícil, eu uso o fone de ouvido. Enquanto organizam o set, estou concentrada, focada em mim, na minha música e, na hora de gravar, tiro o fone e vou."

A atriz refletiu sobre a importância desse processo para o bom resultado das cenas. "Eu sou muito grata mesmo por ter essa oportunidade de me preparar. É uma coisa que eu valorizo muito na Record TV. Esse tempo de preparação que nós temos é fundamental."

Além disso, Jakelyne foi em busca de um profissional para reduzir o sotaque típico do Mato Grosso. "Tenho até hoje [consultas com] fonoaudiólogo para minimizar o meu 'R', porque é bem predominante. Nós trabalhamos muito em cima disso."

Jakelyne também comenta a importância da preparação para o bom resultado das cenas
Jakelyne também comenta a importância da preparação para o bom resultado das cenas

A atriz ainda destacou como o figurino e a caracterização ajudam a compor a personagem. Ela colocou mega hair para incorporar o visual da gesurita. "Maaca é a mãe do Absalão, e a Bíblia fala que ele tinha cabelos muito formosos. Ela tem muito cabelo, coloquei o mega não só para comprimento, mas também para volume. E ainda usamos algumas fitas em tic tac [como aplique]."

Já o figurino da jovem foi pensado nos mínimos detalhes para diferenciá-la das mulheres israelitas: "Como ela é uma princesa de Gesur, eu acho muito interessante, porque todas as roupas da Maaca têm nós, que é a representação do reino dela".

O que podemos esperar da personagem? Acompanhe a trajetória dela em Reis – A Conquista, que estreia no dia 17 de abril na tela da Record TV. Até lá, veja o resumo da superprodução aos sábados, às 21h. Assista também aos episódios completos em PlayPlus.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.