Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Laryssa Dias comenta violência sofrida por Afra: "Uma das cenas mais fortes da minha carreira"

Em Reis — A Consequência, concubina é uma das vítimas de Absalão, que abusa das mulheres do harém do pai, Davi

Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial


Laryssa Dias conta bastidores das fortes cenas do estupro de Afra e das demais concubinas de Davi
Laryssa Dias conta bastidores das fortes cenas do estupro de Afra e das demais concubinas de Davi

Laryssa Dias revelou ter ficado arrepiada no momento em que leu pela primeira vez a sequência na qual Afra e as demais concubinas de Davi (Petrônio Gontijo) são violentadas por Absalão (Ricky Tavares) em Reis — A Consequência. Na trama, após ser traído pelo filho, o rei de Israel deixa Jerusalém, mas pede que as mulheres fiquem no harém para cuidar do palácio.

Incentivado por Aitofel (Marcos Winter), Absalão violenta todas elas perante o povo, que ouve os gritos de desespero das concubinas.

“Foi uma das cenas mais fortes da minha carreira. Quando a gente terminou [de gravar], fui para o hotel e fiquei mexida o resto do dia. Claro que com muita consciência que sou uma atriz e que iria passar. Mas somos humanos, e é um ato de violência muito forte. E que, infelizmente, é um ponto corriqueiro nos dias de hoje, tão atual”, contou a atriz em entrevista ao site oficial.

Leia também

Além de estudar o texto, Laryssa disse que tentou se colocar no lugar da concubina e teve o auxílio de Rosana Garcia, uma das preparadoras de elenco da série. A presença da profissional no set, para dar suporte à atriz em meio a sequências tão difíceis, foi fundamental para a gravação. 

“Nós conversamos bastante. Eu passava muito como eu me sentia enquanto estudava a cena e as possibilidades que tinha pensado. A troca com a Rosana foi na parte de texto e sentimento”, explicou. 

A atriz teve a ajuda da preparadora de elenco Rosana Garcia durante todo o processo
A atriz teve a ajuda da preparadora de elenco Rosana Garcia durante todo o processo

Entre uma tomada e outra, Laryssa chamava Rosana para dar retornos a ela sobre como estava se sentindo:

“Sou uma atriz muito visceral. Estudo o texto, mas me permito sentir [as emoções] nos ensaios e no ‘ação’. [O olhar da Rosana] É um olhar que eu confio, porque me acompanha neste processo há alguns meses, criamos um vínculo de confiança. Como estou muito na emoção [em cena], a Rosana me traz um pouco para a razão”.

Já quando Absalão pega Afra pelo pescoço e a beija à força, os movimentos dos atores também precisaram ser estudados e calculados, tudo com a ajuda do coordenador e coreógrafo de lutas cênicas Rodrigo Alex Moraes.

“Eu e o Ricky fomos descobrindo juntos a dinâmica do corpo com o Rodrigo. Então, teve essa preparação dos dois lados: o mais corporal e físico, e o do sentimento, da emoção", afirmou a atriz. 

Reveja a cena:

A crueldade de Absalão

Na trama, Afra percebe aos poucos o que estava prestes a acontecer. Ao lado das concubinas no harém, ela viu o desespero de Tamar (Esther de Oliveira) e Maaca (Michelle Martins), que chegam desoladas e pedem para todas fugirem.

Atriz comenta mudança na personalidade de Afra
Atriz comenta mudança na personalidade de Afra

Em seguida, as mulheres são levadas pelos soldados e presenciam um discurso de Absalão para o povo.

“É uma cena que, do comecinho até o final, é forte e impactante, porque Afra entende o que ele está propondo e, na sequência, já vem a parte física”.

Laryssa apontou que esta parte da trama, que mostra a violência contra as mulheres, é importante ser retratada e reforça o papel da dramaturgia na sociedade:

“Que seja um alerta de reflexão, de debate, de resolução. Acho que a dramaturgia vem muito para isso. Tem o entretenimento, mas ela traz a discussão para um assunto que é urgente. Algo que a gente não pode mais tolerar”. 

A violência sofrida por Afra, que sempre foi conhecida por seu lado afrontoso e provocativo, principalmente em relação às outras esposas de Davi, marca uma mudança radical na personalidade da israelita. 

“Depois, ela já está mais fechada. É uma outra Afra, tem uma ‘quebra’. A voz, o corpo e o caminhar dela são diferentes. Há um recolhimento. E eu tentei muito pensar como uma mulher que passa por isso dorme e acorda. Acho que a vida fica acinzentada, perde a cor e um pouco o sentido”, refletiu a atriz. 

Afra sempre foi conhecida por seu lado provocativo
Afra sempre foi conhecida por seu lado provocativo

Apesar de diversos papéis na televisão, esta é a primeira personagem de Laryssa na Record TV e também em uma trama bíblica, uma experiência que tem sido transformadora para ela. 

“Estou encantada com todo o cuidado desde o primeiro dia: de começar a caracterização, figurino, depois o texto, a preparação com a Rosana, entrar no set pela primeira vez... Tem sido uma experiência muito gostosa com toda a equipe, produção, direção, elenco! É uma descoberta interessante. A Afra foi mais um presente que ganhei, e gosto de bons desafios, é o que me brilha os olhos”, concluiu.

O que mais vai acontecer em Reis — A Consequência? Acompanhe a série de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Perdeu algum momento? Veja o resumo da semana aos sábados, no mesmo horário. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com.

Entenda o romance de Naamá e Salomão em Reis:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.