Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Marcos Winter analisa trajetória de Aitofel e celebra trabalho grandioso na série Reis

Com 35 anos de experiência, ator viveu o personagem desde a segunda temporada e transitou por diversos núcleos

Entrevistas|Thaís Silveira, do site oficial

Marcos Winter celebra fim do ciclo na série Reis
Marcos Winter celebra fim do ciclo na série Reis Marcos Winter celebra fim do ciclo na série Reis

Aitofel (Marcos Winter) não deixou de surpreender em Reis. Ao longo de sete temporadas, o respeitado ancião de Israel se mostrou um homem sem escrúpulos. Antigo conselheiro de Davi (Cirillo Luna/Petrônio Gontijo), ele ajudou Absalão (Ricky Tavares) a usurpar o trono do pai. Deixado de lado pelo jovem, o personagem se vingou dele ao matar Maaca (Jakelyne Oliveira/Michelle Martins) e, em seguida, tirou a própria vida.

Em entrevista ao site oficial, Marcos Winter celebra o fim do ciclo na série e comenta os aprendizados que leva dessa intensa experiência.

“Estou em Reis desde a segunda temporada, episódio 19. Aitofel se mata no 183. Cada trabalho que fazemos [enquanto atores] nos traz uma outra realidade. Acho que esse é o grande barato da profissão, poder ver o mundo com muitos olhares diferentes. [Na ficção] Eu sei o que é me matar, ser rico, pobre, advogado, cineasta…”, enumera.

Winter também ressalta o alto nível de entrega e comprometimento com a superprodução: “Foi muito intenso e longo, isso requer uma disciplina absolutamente ferrenha. Entramos em uma rotina que não dá para pensar mesmo em outra coisa. Essa disciplina é uma coisa legal, que sempre vamos adquirindo. Mas não quero levar para mim as atitudes e o caráter de Aitofel, não (risos).”

E um personagem complexo como o ancião merecia um desfecho surpreendente. O ator conta como se sentiu ao gravar a cena da morte e a sensação de encerrar esse ciclo.

“Foi o final de uma trajetória longa, que tem muita história, muitos conflitos, idas e vindas. Sempre tem esse significado e um choque, do encontro com a morte. Foi muito bacana [gravar]. Acho que ficou bem bonito.”

Caráter do personagem

O verdadeiro Aitofel é mostrado ao longo da trama. Primeiro, o público descobre que o ancião teve uma filha fora do casamento, Arrava (Natália Ferrari), que nunca foi assumida pelo pai. Depois, o conselheiro do rei tenta encobrir o pecado da neta, Bateseba (Paloma Bernardi/Anna Lima), com Davi — e é dele a ideia de mandar matar Urias (Roger Gobeth) na frente de batalha.

Por fim, o personagem ainda apoia o golpe de Absalão e sugere que o usurpador tome as concubinas do pai.

Aitofel ajuda a encobrir pecado de Bateseba, vivida por Paloma Bernardi até a sétima temporada
Aitofel ajuda a encobrir pecado de Bateseba, vivida por Paloma Bernardi até a sétima temporada Aitofel ajuda a encobrir pecado de Bateseba, vivida por Paloma Bernardi até a sétima temporada

“Desde o começo da caminhada dele na série, o personagem vem colocando um pouquinho o caráter dele em xeque. Ele foi a favor de ter um rei na época do profeta Samuel [Roberto Birindelli], conseguiram pôr o rei. Ficou ao lado do Davi quando ele entrou no lugar do Saul [Carlo Porto]. Aitofel fez de tudo e instruiu um dos filhos do Davi para se tornar rei. Aí, ele coloca não só as manguinhas de fora como escancara de vez esse caráter”, explica Winter.

O artista lembra que Aitofel tinha um pacto com Talmai (Jorge Lucas), pai de Maaca, para colocar tornar Absalão rei.

“Ele cumpre o plano à risca, faz tudo direitinho, até a hora em que consegue colocá-lo no trono. Mas Absalão dá um ‘chega para lá’ nele, o despreza e envergonha na frente das pessoas, o trata como um servo. Ele se vinga, porque pensava que Absalão tivesse o mesmo sentimento que ele. Aitofel o tratava como um filho”.

Aitofel traça plano para colocar Absalão (Ricky Tavares) no trono de Davi (Petrônio Gontijo)
Aitofel traça plano para colocar Absalão (Ricky Tavares) no trono de Davi (Petrônio Gontijo) Aitofel traça plano para colocar Absalão (Ricky Tavares) no trono de Davi (Petrônio Gontijo)

Relação com Davi e Bateseba

Desde o início de A Consequência, o público viu que o conselheiro não mantinha mais um bom relacionamento com a neta e os bisnetos por conta do que aconteceu após o pecado.

“O Aitofel é um cara que vive de aparências, um ancião, respeitado, em um status palaciano. […] Ele fica absolutamente ressentido com Davi e Bateseba por conta da confissão que o rei fez, de ter exposto para toda sociedade o que aconteceu. Tudo podia se resolver ali, mas Davi decidiu confessar. O problema de Aitofel com ele foi esse”, analisa o ator.

Ator transitou por diversos núcleos ao longo de Reis
Ator transitou por diversos núcleos ao longo de Reis Ator transitou por diversos núcleos ao longo de Reis JPSFREITAS

Ao longo de tantas temporadas, Winter conta que teve a oportunidade de reencontrar muitos colegas de profissão e conhecer outros tantos, mas evita chamar o desfecho de Aitofel de despedida:

“Da galera que começou a série comigo, não tem mais ninguém. Eu fui passando por todos os elencos. No final, era muita gente, muito personagem novo. E é bacana. Não é uma despedida, é um ‘até já’. Eu não gosto de me despedir, eu choro (risos). A gente se adora [nos bastidores]. São 35 anos que eu faço televisão junto com teatro. Você vai conhecendo muita gente e reencontrando muitas pessoas”, celebra ele.

Reveja toda a trajetória de Aitofel em PlayPlus.com. E continue ligado em Reis — A Consequência, de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Perdeu algum momento? Acompanhe os melhores momentos da semana aos sábados, no mesmo horário.

#FimDeAitofel impressiona o público; veja a repercussão:

" gallery_id="64ed6213416eb9021d000b1b" url_iframe_gallery="recordtv.r7.com/reis/entrevistas/marcos-winter-analisa-trajetoria-de-aitofel-e-celebra-trabalho-grandioso-na-serie-reis-12092023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.