Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Rafael Gevú relembra juventude de Samuel em Reis — A Decepção: "Experiência enriquecedora"

Ator definiu o papel como um dos mais desafiadores de sua carreira

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial


"Foi uma fase muito boa da minha vida", diz Gevú
"Foi uma fase muito boa da minha vida", diz Gevú

Samuel, ainda na juventude, foi reconhecido pelo povo de Israel como profeta do Senhor. Na primeira temporada de Reis, A Decepção, Rafael Gevú mostrou ao público o início da trajetória do personagem que um dia se tornaria um importante juiz da nação, e ungiria os primeiros reis.

Em entrevista ao site oficial, o ator revelou que o papel na série foi um grande desafio em sua carreira.

"Foi uma fase muito boa da minha vida. O Samuel veio como um desafio em termos de atuação. Eu tinha nas minhas mãos um personagem que dependia da minha entrega, do meu estudo e da minha preparação", contou. 

Mais de um ano após a conclusão do trabalho, Gevú segue grato por todo aprendizado. "A experiência foi enriquecedora. As pessoas com que pude trabalhar, as trocas com meus companheiros de elenco, todo o processo de estudo, palestras, livros, tudo o que busquei para interpretar o Samuel com verdade, e até fazer jus à importância que ele tinha para todo o povo naquela época".

Na infância, Samuel, interpretado por João Guilherme, foi entregue por seus pais, Ana (Branca Messina) e Elcana (Fernando Pavão), para servir a Deus no Tabernáculo, em Siló. Por isso, anos depois, o profeta, ficou devastado quando os filisteus destruíram o lugar sagrado.

"Foram sequências intensas que exigiram muita emoção", explicou o ator
"Foram sequências intensas que exigiram muita emoção", explicou o ator

"Lembro que demorou alguns meses para gravarmos essas cenas, então, pude me familiarizar com o Samuel. Quando cheguei no set, o cenário que eu estava habituado a gravar há meses, estava todo destruído. Também tinha uma quantidade enorme de figurantes deitados no chão como se estivessem mortos. Tudo aquilo foi impactante. Foram sequências intensas que exigiram muita emoção. Foi cansativo, mas o resultado valeu a pena", relembrou Gevú. 

"Foi muito legal ter essa troca com a Kiria", disse o ator sobre Samuel e Eloá
"Foi muito legal ter essa troca com a Kiria", disse o ator sobre Samuel e Eloá

Outro momento marcante da juventude de Samuel foi o casamento com Eloá (Kiria Malheiros). "É uma das minhas cenas favoritas, foi muito legal ter essa troca com a Kiria. Nos conhecemos há anos e pudemos nos reencontrar no set. Durante a preparação, criamos uma grande parceria e sabíamos que a química e a cumplicidade entre os personagens eram essenciais para contar a história". 

Relembre:

O profeta também teve um papel crucial durante uma épica batalha contra os filisteus. Quando percebeu a quantidade de homens no exército inimigo, ele fez sacrifícios a Deus e clamou por Israel. O Senhor atendeu ao pedido do servo e enviou uma tempestade com fortes raios que mataram os adversários.

"Encerrei o ciclo e passei o bastão para o Roberto Birindelli", completou Rafael Gevú
"Encerrei o ciclo e passei o bastão para o Roberto Birindelli", completou Rafael Gevú

"Tivemos uma preparação específica para essa cena com orientação histórica e religiosa para entender como eram feitos os rituais e as orações do povo judeu naquela época. Quando gravei no estúdio, foi em uma escala bem menor do que eu imaginaria que seria no ar. Eu estava ali cercado por telas verdes [chroma-key, técnica usada para substituir um fundo de cor sólida por outras imagens] e uma fogueira à frente. O resultado ficou demais, o Samuel no alto daquela montanha gigantesca. Foi uma cena bonita para encerrar a fase e passar o bastão para o Roberto Birindelli". 

Reveja a história completa de Samuel em Reis no PlayPlus.com. A décima temporada da série, A Decadência, estreia em abril de 2024 na RECORD.

De pastor de ovelhas a rei de Israel: relembre a juventude de Davi na série:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.