Referência para o elenco, Petrônio Gontijo se emociona: "Recebo isso como um imenso prêmio"
Intérprete de Davi em Reis — A Consequência fala sobre o carinho dos colegas, a rotina intensa de gravações e o amor pela profissão
Entrevistas|Bianca Godoi e Gabriel Alberto, do site oficial
Veterano na Record TV, Petrônio Gontijo interpreta o rei Davi na oitava temporada de Reis, A Consequência. Nos bastidores, a experiência e o profissionalismo do ator têm sido referência para o elenco da série — em diversas entrevistas ao longo das gravações, ele é citado com muita admiração pelos colegas. Em um bate-papo com o site oficial, o artista se emocionou com o carinho dos demais atores da trama e também falou sobre a carreira, a rotina intensa de gravações e o amor pela profissão.
Leia também
"Eu só me emociono, porque recebo isso como um imenso prêmio. Para mim, os relacionamentos humanos são as coisas mais importantes. Acredito que o segredo da série está nas relações, então, se essa troca acontece, eu posso sair exausto, mas vou para casa com a sensação de dever cumprido, e isso é a minha grande alegria e o meu combustível".
Para Gontijo, o reconhecimento dos colegas é fruto de muito trabalho aliado ao amadurecimento pessoal. "Eu sou um cara tímido, quieto e 'na minha'. No dia em que descobri que eu só precisava trabalhar bem e me dedicar seriamente, foi um avanço, porque não preciso ser extrovertido para ser um bom ator e querido pelos outros, só tenho que trabalhar bem. Eu gosto mesmo é da troca em cena. É o que eu busco no outro e o que espero passar para as pessoas também".
O intérprete de Davi tem uma carreira consolidada, mas lembra que percorreu um longo caminho para chegar até este momento. "Quando eu comecei, tanta gente me orientou para que eu pudesse compreender que iria precisar de muito eixo para exercer a minha profissão, tão insólita e abstrata. Sou muito grato a todos os personagens que a Record TV me deu, pude exercer inúmeras facetas. Cresci muito como ator aqui".
Rotina intensa de gravações
Para dar vida a um protagonista, Gontijo costuma gravar muitas cenas por dia, mas garante que tem driblado o cansaço. "Eu estou mais como Davi do que como Petrônio diariamente. Ele me ensina muito e me toca profundamente, então, estou gostando muito de conviver com o Davi, isso não me cansa, pelo contrário, me fortalece. Estou me sentindo muito mais forte através da compreensão das atitudes de Davi nesta temporada, tem me ajudado muito".
Além disso, o ator conta com o auxílio da equipe da série para se organizar da melhor forma. "Estou sendo muito bem amparado para viver essa empreitada. Tem duas pessoas, o Fernando [Carrera, diretor de apoio e produção] e a Andréia [Carrera, coordenadora de produção], que têm me ajudado muito a encontrar tempo para o estudo. Eu tenho que entrar em cena sabendo, com profundidade, o que estou falando. Então, os dois têm me auxiliado a encontrar espaço para que eu possa tomar fôlego e entrar no estúdio com ânimo, aceso e com vontade de marcar gol".
A concentração também é um ponto crucial para Gontijo manter o foco no personagem. "Eu sou um cara alegre, que brinca, canta e dança, mas, na hora do set, eu me concentro muito. Não gosto de entrar com telefone dentro do estúdio. É o mundo da história, e devemos estar estudados e abertos para o colega, porque é na troca entre os atores que acontece a emoção da série. Quando a câmera consegue captar isso, o espectador se identifica".
Paixão pela atuação
O amor pela profissão move Gontijo, por isso, a cada nova cena gravada em Reis, ele diz sentir a mesma empolgação e ansiedade de quando iniciou a carreira como ator. Para ele, manter a essência da juventude faz toda a diferença.
"Eu mantenho isso aceso dentro de mim, e acho que é muito devido ao meu interesse pela vida, pelo estudo. Eu amo ouvir bandas novas, leio muito, e isso me traz um sentimento de frescor para a vida, embora eu tenha perdido a minha ingenuidade em relação a muitas coisas. A gente vai ficando mais com o pé na realidade, mas sem perder o carinho e a doçura com as coisas, porque, senão, a vida fica muito árida".
Continue acompanhando a jornada de Davi em Reis — A Consequência, de segunda a sexta-feira, às 21h, na tela da Record TV. Assista também ao resumo da semana aos sábados, no mesmo horário. Reveja toda a trajetória do rei de Israel no PlayPlus.com.