Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Reis

Supervisora de figurino revela detalhes sobre as peças em Reis: "Trabalho feito em muitas mãos"

Ana Cláudia Mota contou como é feita a produção dos mais de dois mil trajes da sexta e sétima temporadas

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial


Supervisora de figurino dá detalhes e revela curiosidades sobre a confecção das peças na série
Supervisora de figurino dá detalhes e revela curiosidades sobre a confecção das peças na série

Mais de dois mil figurinos foram confeccionados entre a sexta e a sétima temporadas da série Reis. É o que conta a supervisora de figurino da Seriella Productions, Ana Cláudia Mota. Em entrevista ao site oficial, a profissional explicou como é feito o processo de criação, confecção e contabilização das peças que são utilizadas pelos personagens ao longo da trama.

“Se formos contabilizar peça por peça, o número ultrapassa os dois mil, porque um figurino é composto por, no mínimo, duas peças de roupas, sem contar os acessórios”, disse Ana.

A supervisora contou que o processo de produção do figurino começa a partir do momento em que a equipe recebe todos os episódios da temporada. “Fazemos a decupagem dos textos para primeiro, entender o conceito da temporada e qual a principal mensagem que deve ser transmitida ao público”.

Equipe busca por referências para criar os figurinos dos personagens
Equipe busca por referências para criar os figurinos dos personagens

Com o conceito definido e alinhado com as autoras, a equipe passa a buscar referências de modelagens, tecidos, caimentos e cores, tanto na história, quanto no que é moderno. “Interessante é que também encontramos detalhes na Bíblia”.

Desenhos técnicos e croquis são elaborados pela equipe e entregues ao contramestre, que é o profissional responsável em modelar a peça e fazer o primeiro corte no tecido. Estes tecidos já cortados são entregues às costureiras, que fecham e finalizam a peça. "É um trabalho feito em muitas mãos. Temos a nossa própria fábrica aqui dentro [do complexo de dramaturgia da Seriella]. Contamos com, no mínimo, 80 pessoas envolvidas com a produção, o que nos facilita a confeccionar muito figurinos semanalmente”.

O figurino que o ator veste também é responsável por contar a história da série. Quando o personagem aparece em seu primeiro dia cênico, já é possível perceber características da personalidade dele. Isso porque há um cuidado diferenciado na série Reis.

As atrizes passam pela análise de cores pessoais, a colorimetria, que possibilita entender quais são as cores de roupas que valorizam a beleza natural delas. “Usamos cores que harmonizam com a pele da atriz, para que haja naturalidade e harmonia visual na tela”.

Atrizes passam por colorimetria
Atrizes passam por colorimetria

A supervisora de figurino da Seriella ainda adiantou como estão os preparativos para a oitava temporada da série, A Consequência. "Estamos a todo vapor, produzindo muitas peças e fazendo todas as provas e ajustes. Por trás das câmeras, o trabalho está acelerado”.

Confira o resultado de tanto trabalho nos episódios de Reis — O Pecado, de segunda a sexta-feira, às 21h, na tela da Record TV. Fique por dentro de tudo o que acontece na trama com o resumo da semana aos sábados, no mesmo horário, e acesse PlayPlus.com para assistir às íntegras.

Conheça o processo de criação dos figurinos da série Reis:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.