Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Balanço Geral
Publicidade

Fim do império de luxo: senhor e senhora das armas são presos em operação policial internacional

O casal tinha entre os clientes os maiores traficantes do Brasil, e estava na lista vermelha da Interpol; confira 

Balanço Geral|Do R7


O casal era conhecido pelo luxo que ostentavam
O casal era conhecido pelo luxo que ostentavam Reprodução/RECORD

O Balanço Geral acompanha um caso protagonizado pelos conhecidos senhor e senhora das armas. O casal comandava um dos maiores esquemas de tráfico de armas já visto, e estava na lista vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). 

Diretamente de passarelas badaladas ao redor do mundo, Julieta Vanessa abandonou a vida de top model para entrar no mundo do crime organizado. Acompanhada do seu marido, Diego Dirísio, a mulher trabalhava sem levantar suspeitas. 

Com a experiência internacional que ganhou desfilando, a ex-modelo era vice-presidente de uma empresa internacional, com sede no Paraguai. Porém, investigações indicaram que a corporação, na verdade, era uma faxada para lavagem de dinheiro. 

Juntos, Julieta e Diego lideravam uma grande organização criminosa, que trazia armas de fogo do leste europeu e vendia, principalmente, para os integrantes das maiores facções do Brasil.

Publicidade

A Polícia Federal acredita que, desde 2019, o casal contrabandeou cerca de 43 mil dispositivos. Além disso, a movimentação financeira, só nos últimos três anos, teria chegado a R$ 1.200.000. 

As investigações começaram na Bahia, em 2020, depois que diversas armas foram apreendidas na cidade de Vitória da Conquista. A operação foi de nível internacional, e contou com a parceria da polícia brasileira, paraguaia, argentina e, ainda, autoridades norte-americanas. 

Publicidade

Foi descoberto que, por meio da empresa com sede no Paraguai, o casal importava os armamentos europeus, como pistolas, fuzis, rifles e metralhadoras.

No país vizinho ao Brasil, os funcionários de Julieta usavam rotas ilegais e a Ponte da Amizade para despistar as autoridades e trazer as armas sem documentação. 

Para não deixar rastros, as armas tinham seu número de registro raspado antes de serem vendidas, as notas fiscais eram forjadas e o dinheiro adquirido era mandado para os Estados Unidos. 

Em dezembro de 2023, os oficias fizeram uma grande operação contra a quadrilha de Diego, mas tanto ele como a esposa conseguiram escapar. Porém, dezenove pessoas foram presas, incluindo um ex-comandante da força aérea do Paraguai. 

Foragidos desde o ano passado, Diego e Julieta tiveram mais de R$ 60 milhões em bens bloqueados pela justiça brasileira. Apesar de, na época, escaparem da Interpol, o império de luxo do casal acaba de desabar. 

Nos primeiros dias de fevereiro, o senhor e a senhora das armas foram localizado e presos. Eles se escondiam em Buenos Aires, capital da Argentina, país nacional do homem. 

Confira na íntegra:

Acompanhe resoluções de casos como esse no Balanço Geral. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 11h50; e aos sábados, às 13h, na RECORD.

Relembre a revelação da identidade do casal:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.