Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Balanço Geral
Publicidade

Golpistas se passam por funcionários e clientes de banco tirar dinheiro de idosos

Os bandidos ofereciam ajuda na hora de usar os caixas eletrônicos e conseguiam roubar a vítima sem levantar suspeitas; saiba mais 

Balanço Geral|Do R7

Os bandidos procuram alvos mais fáceis de enganar
Os bandidos procuram alvos mais fáceis de enganar Os bandidos procuram alvos mais fáceis de enganar (Reprodução/RECORD)

O Balanço Geral faz um alerta sobre o perigo que algumas pessoas, principalmente idosos, podem sofrer em bancos. A quadrilha dos caixas eletrônicos age oferecendo ajuda, mas, na verdade, é um golpe.

Se passando por funcionários das agências financeiras, dois homens fizeram diversas vítimas no Rio de Janeiro. O programa mostrou imagens exclusivas do circuito de segurança dos bancos onde os bandidos agiram, mostrando os mecanismos que utilizam para enganar os clientes. 

Na primeira etapa do crime, o bandido identificado como Paulo Ferreira se oferece para ajudar um idoso a usar um caixa eletrônico. Segundo o delegado Gustavo Castro, o criminoso utiliza o pretexto de encerrar a operação para induzir a vítima a efetuar um novo pedido de saque. 

Enquanto isso acontece, Paulo alega que o equipamento utilizado está com problema, e sugere o início da mesma operação em outro caixa. Porém, a anterior já teria sido efetuada. Ao ver que a máquina estaria prestes a liberar o dinheiro, seu comparsa, Victor Hugo de Melo, vai em direção ao caixa e coleta as notas. 

Publicidade

Leia também

Após investigações, agentes da Delegacia de Nova Iguaçu capturaram a dupla de criminosos. O delegado revelou que, na verdade, os homens não agiam sozinhos. "É uma associação criminosa", disparou. As autoridades descobriram que diversos bandidos trabalhavam juntos, com o mesmo objetivo. 

Além disso, o oficial contou como eles conseguiram se manter anônimos e driblar a lei durante todos os atos: "Revezam entre eles para dificultar as identificações". Com isso, cada vítima da quadrilha dos caixas eletrônicos perdeu cerca de R$ 3 mil. 

Publicidade

No último mês, cerca de cinco pessoas foram lesadas pelos bandidos. Apesar das outras vítimas, a polícia conseguiu recuperar o dinheiro apenas do idoso que aprece nas imagens das câmeras de segurança divulgadas pelo Balanço Geral

Mediante aos crimes cometidos, os homens passaram a ser monitorados e, então, os agentes de segurança cariocas conseguiram identificar, localizar e efetuar a prisão de Paulo e Victor Hugo logo após o último golpe. 

Publicidade

O delegado disse, também, que o principal alvo da quadrilha são os idosos, e ainda aconselhou: "Não aceitem ajuda de ninguém". Ainda acrescentou que se preciso recorrer a alguém, que seja apenas aos funcionários oficiais do local, uniformizados e identificados. 

Confira na íntegra:

Fique ligado no Balanço Geral para mais casos como esse. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 11h50; e aos sábados, às 13h, na RECORD.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.