Bruno Peruka conta como concilia paternidade e vida profissional
Acordando todo os dias de madrugada, o jornalista precisa adaptar seus horários para ficar com os filhos
Peruka sai de casa às 4h da manhã para trabalhar. Mas, depois da rotina de trabalho, o apresentador do Balanço Geral Manhã tem que se desdobrar para cuidar dos filhos Gustavo, de 7 anos e Alice, de 2. Pode não parecer fácil, mas, em entrevista para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11), ele revela como concilia a família e profissão.

Peruka tornou-se pai aos 22 anos. O jornalista contou que, ao saber da notícia, viu a sua vida mudar por completo. Ele percebeu que “já não estava mais sozinho” e que, a partir dali, se tornaria um pai de família. "No começo fiquei em choque, mas aprendi que a paternidade te amadurece. Você começa a ver o mundo com outros olhos", lembra.
Depois do primeiro filho, Letícia, a esposa de Peruka, sentiu vontade de aumentar a família. "5 anos depois do nascimento de Gustavo, minha mulher queria mais uma criança. Dessa vez, a gravidez foi planejada, nascendo a minha caçula, Alice”, conta.
No entanto, com uma rotina diferenciada no trabalho, Peruka precisa se adaptar para ter um contato próximo e prazeroso com a família, já que ele acorda tão cedo e precisa dormir antes do horário convencional para ter disposição no dia seguinte. Depois de apresentar o Balanço Geral Manhã, Peruka vai para a casa cuidar de seus dois filhos. De um lado, a caçula Alice “que parece que engoliu um rádio”, nas palavras do pai, e do outro, Gustavo, que chama o pai para jogar bola. “Todo dia é assim, quando eu chego em casa, a minha filha já quer bolacha, assistir desenho comigo, ela depende mais de mim porque ela é a menor. Já o Gustavo assalta a geladeira, faz tudo sozinho”, compartilha.

Seja no trabalho ou no “segundo tempo do dia”, como o jornalista nomeia a divisão dos seus horários, Peruka sente-se orgulhoso da família que construiu. “Eu tenho uma esposa que é amiga. Ela consegue ser irmã mais velha do Gustavo e da Alice, ela brinca junto, estoura pipoca, é brincalhona, é a minha grande companheira”, conta.
A relação de irmãos entre Gustavo e Alice também faz os olhos do pai brilharem. O jornalista fica emocionado ao falar que nunca viu uma relação tão linda quanto a amizade que há entre os dois filhos: “ Eles se abraçam, ele cuida dela e ela cuida dele. Eles são muito carinhosos”.
Peruka revela que Gustavo quer seguir os passos do pai. O menino de apenas 7 anos é fã de Clark Kent, um super-herói jornalista que salva o mundo: “Ele fala que eu sou um super-homem por que sou jornalista. Ele conversa muito, gosta de gravar vídeos. Aí ele fala quer fazer o mesmo”, diz o jornalista enquanto ri.
Ao se tornar apresentador de TV, o jornalista passou por momentos difíceis ao ficar longe da família. “Saí do Paraná e fiquei sozinho em São Paulo durante 3 anos e meio”. O processo complicado trouxe importantes lições para ele, que faz questão de acompanhar o desenvolvimento dos filhos. “Eu não mudaria nada. Faria tudo de novo, da mesma forma. Deus me abençoou”, conta.
A paternidade é valiosa para Peruka. O jornalista revela que se entristece com as ideias ruins que são propagadas sobre a fase. “Pena que as pessoas não dão tanto valor. A família é uma base. É uma das coisas maravilhosas do mundo. Dá trabalho, sim, mas o amor compensa tudo isso”.
*Sob supervisão de Bruna Vichi
