Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Achamos no Brasil: Cidade no interior de SP chama atenção pela quantidade de araras que vivem por lá

Em Santa Fe do Sul, habitantes compartilham o espaço com araras-canindés há 15 anos

Achamos no Brasil|Do R7

  • Google News

No interior de São Paulo, uma cidade chama atenção pela quantidade de araras que vivem por lá. Santa Fé do Sul se destaca por abrigar milhares dessas aves que colorem o céu e convivem em harmonia com a população local. O município, localizado a cerca de 630 km da capital paulista, ganhou o apelido de “Cidade das Araras”.

As araras são presença constante na cidade, e algumas até têm endereço fixo. Entre elas, o casal de araras-canindé, que vive na casa de José Olímpio Ribeiro. Todos os dias, bem cedo e no fim da tarde, ele coloca comida e água para o casal e seus três filhotes, que fazem o ninho em um coqueiro do jardim.

O nome, refere-se à ave de grande porte, azul e amarela, originária das Américas Central e do Sul, que pode atingir até 90 cm de comprimento. Segundo o biólogo Felipe Chinaglia Montefeltro, a espécie encontrou na região um refúgio seguro, apesar de enfrentar ameaças por impactos humanos.

A presença das araras se tornou uma atração local. Santa Fé do Sul, com 35 mil habitantes, vive da pecuária e da criação de peixes, mas agora também tem nos céus suas atrações. A população celebra a convivência com as aves, que trazem cor e alegria para a cidade.

A relação entre as araras e a cidade vai além da convivência nos jardins e praças. No Santa Fé Futebol Clube, as cores do time (verde, amarelo, azul e branco) lembram as cores da arara-canindé, e parte da venda de camisetas do clube é destinada à preservação da espécie.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.