Estados Unidos mantêm tarifas comerciais sobre produtos brasileiros
Tarifas entram em vigor nesta sexta-feira (1º); acordo com UE não altera situação brasileira
Domingo Espetacular|Ri7a, a inteligência artificial do R7
RESUMO DA NOTÍCIA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as tarifas comerciais sobre produtos brasileiros entrarão em vigor na próxima sexta-feira (1º), sem adiamento. A declaração foi feita durante uma reunião com a União Europeia, onde foi negociada uma redução das tarifas para os países do bloco europeu.
O encontro na Escócia resultou na diminuição das taxas para produtos europeus de 30% para 15%, encerrando um período de incertezas para a União Europeia. Entretanto, a decisão não alterou a situação do Brasil, que enfrenta uma tarifa de 50%.
Uma comitiva brasileira composta por senadores busca reabrir o diálogo com o governo americano para evitar novas sanções e melhorar as relações comerciais. Fontes diplomáticas indicam que podem haver novas sanções contra integrantes do STF e do governo brasileiro.
Entre os principais produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos estão petróleo, aço, café e carne bovina. O presidente Lula planeja sancionar um projeto que reduz impostos para micro e pequenas empresas visando aumentar as exportações brasileiras e mitigar o impacto das tarifas americanas.
Assista ao vídeo - Donald Trump diz que tarifaço ao Brasil não será adiado e começa a valer a partir desta sexta (1º)
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!
