Mulher acredita que vai receber indenização e perde R$ 9.000 no golpe do falso advogado
Criminosos usam dados de processos reais para enganar vítimas e obter transferências bancárias
Caí no Golpe|Do R7
Golpistas estão se passando por advogados utilizando dados reais de processos jurídicos para convencer vítimas a realizar transferências bancárias. Uma mulher, que não quer se identificar, acreditou que receberia uma indenização trabalhista. O contato foi feito por ligações e mensagens de aplicativo com a foto da advogada verdadeira, mas era um golpe.
Os criminosos usaram o nome de um suposto servidor da Justiça para dar credibilidade à fraude. A vítima seguiu as instruções e gerou um QR Code pensando estar confirmando um depósito, mas perdeu 9 mil reais. Ao descobrir o engano, contatou a verdadeira advogada e registrou um boletim de ocorrência.
A OAB de São Paulo registrou 3.600 tentativas de golpe com falsos advogados este ano. Uma força-tarefa reúne denúncias e apoia as investigações. De acordo com a OAB, 82% dos golpes começam com dados do site do Tribunal de Justiça. É recomendado interromper comunicações suspeitas e contatar escritórios diretamente.
A FEBRABAN orienta que, em casos de fraude, a vítima deve contatar o banco de imediato, registrar o boletim de ocorrência e usar o botão de contestação do PIX nos aplicativos para tentar reaver o valor.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



