Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Fala Brasil
Publicidade

Especialista em crimes cibernéticos mostra como não cair no ‘golpe do ingresso’

Jovem perdeu quase R$ 500 com a transferência realizada por Pix ao criminoso e até chegou a receber o comprovante por e-mail, mas era falso

Fala Brasil|Do R7

Especialista dá dicas de como escapar de golpes na internet
Especialista dá dicas de como escapar de golpes na internet (Reprodução/RECORD)

O Fala Brasil apurou mais detalhes sobre golpistas que se aproveitam da alta procura por shows e eventos esportivos para enganar quem está em busca de um ingresso pela internet. Os criminosos têm clonado sites oficiais de venda, o que dificulta o comprador identificar se a página é realmente a verdadeira.

O estudante Gustavo Souza, de 21 anos, sempre recebeu orientação dos pais para redobrar os cuidados de realizar compras na internet. Porém, os alertas não o impediram de cair em um golpe na hora de comprar. O jovem perdeu quase R$ 500 com a transferência realizada por Pix ao criminoso. Ele até chegou a receber o comprovante por e-mail, mas era falso.

O advogado especialista em crimes cibernéticos, José Antônio Milagre, contou que os criminosos conseguem fazer clones literais de páginas oficiais. Ele relatou que a identidade visual, os botões e os movimentos da página são idênticos ao site original. E para diferenciar qual ambiente é o verdadeiro, o internauta deve testar a funcionalidade do site, clicando em botões e links para saber se são executados de forma correta.

O especialista ainda disse que, atualmente, existem sites que verificam a confiabilidade das páginas, para aumentar a segurança dos internautas no momento de realizar compras e reservas para ingressos de shows e eventos esportivos.

Publicidade

Assista ao vídeo:

O Fala Brasil vai ao ar de segunda a sexta, às 8h40; e aos sábados, a partir das 7h35, na tela da RECORD.


Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.