Maioria dos brasileiros acredita que uso de câmeras acopladas às fardas dos policiais diminui casos de abuso
Pesquisa revela que 85% dos entrevistados é a favor do uso de bodycam; veja outros dados
Fala Brasileiro|Do R7
Cinco estados brasileiros adotaram o uso da câmera instalada nos uniformes dos policiais. Em todos, houve queda da violência. Uma pesquisa feita com exclusividade para o Fala Brasil mostra que a maioria dos brasileiros aprova o uso destes equipamentos.
As câmeras são acopladas às fardas dos policiais e as imagens são transmitidas em tempo real para uma central, permitindo acompanhamento das ações, além de armazenadas digitalmente. Para 66% dos entrevistados, as gravações das ações podem diminuir os crimes.
Segundo pesquisa, 89% acreditam que o uso das bodycams podem diminuir o abuso policial e 93% acham que as imagens podem ser usadas na produção de provas e 92% afirmaram que protege os policiais de falsas denúncias.
Apenas 25% dos entrevistados acreditam que o uso destas bodycams podem comprometer o trabalho dos agentes.
As informações foram constatadas por uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data entre os dias 02 a 4 de janeiro. O levantamento foi divulgado pelo Fala Brasil desta sexta-feira (13). A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Veja outros dados no Infográfico: