Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Boa Notícia: Cães são treinados para detectar câncer em pesquisa nos EUA

Estudo na Universidade da Pensilvânia ensina cães a identificar sinais de câncer em amostras biológicas

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um método inovador que utiliza o faro dos cães para a detecção precoce do câncer. Em um estudo recente, os animais foram treinados para identificar sinais de câncer em amostras de sangue. Uma das cadelas envolvidas no projeto já consegue distinguir corretamente as amostras contaminadas 70% das vezes.


O treinamento ocorre inicialmente em ambientes controlados e por períodos curtos. À medida que os cães progridem, eles enfrentam situações mais complexas para aprimorar suas habilidades olfativas. O objetivo final é encontrar marcadores nas amostras analisadas pelos cães que possam ser usados no desenvolvimento de testes clínicos precoces.


A pesquisa foca atualmente na identificação de tipos mortais de câncer canino; contudo, estudos anteriores indicaram que os cães podem também detectar diferentes tipos de câncer humano — como ovário, pâncreas, bexiga e pulmão — através do cheiro presente no sangue, urina ou hálito com até 90% de precisão.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.