Boa Notícia: Nova técnica usa luz infravermelha e moléculas de corante para atacar células do câncer
Ao serem iluminadas pela luz infravermelha, as moléculas vibram e provocam o rompimento da membrana dos tumores, efeito chamado de ‘martelo molecular’
Fala Brasil|Do R7
Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, estão investigando uma nova abordagem no combate ao câncer que utiliza a combinação de luz infravermelha e moléculas de corantes. Ao serem iluminadas pela luz infravermelha, as moléculas vibram e provocam um efeito que está sendo chamado de ‘martelo molecular’, porque ocorre o rompimento da membrana dos tumores.
No primeiro teste, em placas de laboratório, 99% das células de melanoma, um tipo de câncer de pele, foram destruídas. Na segunda etapa, em camundongos, os pesquisadores injetaram a molécula diretamente no tumor e aplicaram a mesma luz infravermelha. Em metade dos animais, o tumor desapareceu por completo.
O pesquisador Jorge Seminário destaca que esta técnica pode futuramente ser aplicada em outros tipos de cânceres além do de pele, incluindo os tumores internos. O próximo passo é entender como essa técnica se aplica em modelos tumorais animais que se pareçam mais com o organismo humano.
A linha de pesquisa, embora ainda em fase inicial, abre caminho para possibilidades inéditas no tratamento ao câncer, oferendo esperança na redução do uso tradicional de medicamentos e cirurgias invasivas no futuro.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



