Conheça a Araucária Madre, árvore milenar que guarda tradições do povo Mapuche no Chile
Localizada a quase 1.800 metros de altura no centro de montanhas Arenales, a plantação ultrapassa os 50 metros de altura
Fala Brasil|Do R7
No sul do Chile, na região de Lonquimay, há um verdadeiro monumento natural: a Araucária Madre, árvore milenar que ultrapassa 50 metros de altura e guarda séculos de história do povo tradicional Mapuche. Localizada a quase 1.800 metros de altura, no coração das montanhas Arenales, ela é considerada um símbolo de resistência e conexão com a natureza.
Antes de visitar a árvore, a equipe da RECORD teve uma imersão cultural conduzida por Nanci Meliñir, respeitada líder dos Mapuches. Os pinhões, frutos da araucária, fazem parte da dieta local e dão origem a pratos típicos servidos na ruka — a casa tradicional do grupo — como carne de cervo assada e café de pinhão com ervas medicinais.
“É a árvore que nos dá o pinhão e que nos ajudou a subsistir, resistir e viver ancestralmente. Então, não é apenas uma árvore bonita, é tudo o que nós precisamos para viver”, afirma Nanci Meliñir, respeitada líder do grupo Mapuche.
O acesso à área é controlado pelos indígenas, que exigem autorização para visitas, preservando o equilíbrio entre turismo e proteção ambiental. A experiência vai além da contemplação: é um mergulho em tradições ancestrais, em uma das regiões mais belas do Chile, onde majestosas araucárias andinas se erguem como guardiãs da cultura e da memória de um povo.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



