Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Imagens geradas por inteligência artificial trazem esperança para famílias de desaparecidos

Tecnologia avança em técnicas de progressão de idade, auxiliando famílias a localizar entes queridos

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

A tecnologia tem se mostrado uma aliada poderosa para as famílias que buscam por parentes desaparecidos há anos. Com o uso da inteligência artificial e técnicas avançadas de progressão de idade, é possível criar imagens atualizadas dessas pessoas. Um exemplo marcante é o caso de Zeni Souza do Carmo, que procura sua filha Stephanie há 23 anos. A menina tinha apenas seis anos quando sumiu após brincar com uma vizinha.


O artista digital Hidreley Diao especializou-se na criação dessas imagens usando um estudo detalhado do envelhecimento facial. Ele analisa como diferentes partes do rosto mudam ao longo dos anos para construir retratos fiéis à aparência atual das pessoas desaparecidas. Este trabalho já foi destaque em veículos internacionais e trouxe esperança renovada para muitas famílias.


No Brasil, os números são alarmantes: mais de 81 mil casos foram registrados em 2024 e entre janeiro e julho de 2025 foram reportados outros 48 mil desaparecimentos. São Paulo lidera essas estatísticas preocupantes.


Ivanise Esperidião é outra mãe que vive essa realidade há três décadas desde o desaparecimento da filha Fabiana aos treze anos. Ela fundou a Associação Mães da Sé para apoiar outras famílias nessa luta e acredita firmemente nos avanços proporcionados pela atualização tecnológica das imagens.


Atualmente existem cerca de 13 mil pessoas cadastradas na associação; destes casos, aproximadamente seis mil foram solucionados ao longo dos últimos 29 anos.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.