Jovem perde movimentos das pernas após fazer procedimento com fenol contra dor na coluna
Bruna busca justiça por possível erro médico em procedimento proibido no Brasil
Fala Brasil|Do R7
Uma jovem de 25 anos perdeu o movimento das pernas após um tratamento para dores na coluna que utilizou fenol, substância atualmente proibida no Brasil. Bruna Conceição dos Santos busca justiça para provar que houve erro médico no procedimento realizado pelo anestesiologista Lucas Franca.
Em 2022, Bruna foi diagnosticada com dor pélvica crônica e foi indicada a implantar um neuroestimulador para controlar a dor. Antes do implante, foi submetida à aplicação de fenol nos nervos da coluna, o que resultou na sua incapacidade de andar.
O uso de fenol é raro devido aos riscos; se aplicado incorretamente, pode causar danos sérios como perda de movimentos. O marido de Bruna afirma que não foram informados dos riscos do procedimento.
Após o caso de Bruna, a ANVISA proibiu o uso de fenol em procedimentos médicos ou estéticos desde setembro do último ano. A Defensoria Pública do Distrito Federal entrou com ação judicial, alegando negligência médica pela falta de informação sobre os riscos.
A defesa do anestesiologista afirmou que o procedimento seguiu padrões científicos e éticos com o consentimento de Bruna. A clínica onde ele trabalha declarou não ter envolvimento direto, pois os procedimentos ocorreram fora de suas instalações.
O Conselho Regional de Medicina abriu sindicância para investigar possível falha profissional, enquanto o hospital envolvido não comentou devido às leis de proteção de dados.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



