Bianca Naves ensina o passo a passo do probiótico caseiro
No plantão de dúvidas do Hoje Em Dia desta terça-feira (2), a nutricionista explicou quais são as melhores escolhas para manter uma dieta saudável
Hoje em Dia|Do R7

Quer ter uma alimentação saudável e não sabe por onde começar? A nutricionista Bianca Naves dá dicas para comer bem e manter a boa forma. Veja como preparar um delicioso bolo de banana com canela e também como fazer seu próprio probiótico caseiro, com trigo ou quinoa.
BOLO DE BANANA COM CANELA
Ingredientes
4 ovos
4 bananas médias (ou 3 grandes)
DICA: quanto mais madura, mais doce fica a massa
1/3 xícara de óleo de coco ou óleo de girassol
2 xícaras de flocos de aveia (se o seu liquidificador não for muito potente, misture a aveia em uma tigela)
1 colher (sopa) de açúcar de coco ou mascavo
2 colheres (sopa) rasas de fermento em pó
Canela a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, adicione os ovos, o óleo, as bananas picadas e bata bem. Coloque o açúcar, canela e a aveia (se preferir, pode misturar a aveia depois em uma tigela). Depois, coloque o fermento e misture mais um pouco. Unte uma forma 28x20 com óleo de coco e polvilhe o açúcar. Corte as bananas ao meio e forre o fundo da forma, viradas para baixo. Despeje a massa e coloque bananas picadas. Leve ao forno por 35 minutos em uma temperatura de 180 graus.
DICA: deixe esfriar um pouco e desenforme, virando a parte caramelizada para cima na hora de servir.
Conservar na geladeira por até 4 dias. Se for congelar, guarde pedaços individuais por até 30 dias, deixe descongelar em temperatura ambiente. Rende 12 pedaços.
REJUVELAC DE TRIGO

Ponha as sementes de molho em água potável por 8 a 12 horas. Os grãos não podem ficar mais de 16 horas na água, senão apodrecem. A quantidade de grãos para a quantidade de água varia. Se colocar mais grãos, fermentará mais rápido. Uma boa medida é 1/4 do recipiente com grãos germinados e os 3/4 restantes com água. Como os grãos dobram de tamanho após absorverem água, coloque cerca de 1/8 de grãos secos para germinar. O recipiente pode ser qualquer pote de vidro incolor Não use plástico ou metal.
Coloque uma tela na boca do recipiente e amarre com elástico ou barbante. Em lojas de tecidos, vende-se o Tule, que é uma tela como a da foto ao lado. Após o molho de 8 a 12 horas na água, drene os grãos.
Deixe o vidro inclinado e emborcado para baixo em qualquer lugar que tenha boa luminosidade, mas nunca em sol direto. Durante o processo, lave de vez em quando, aproximadamente a cada 12 horas. Se o clima de sua cidade for quente, lave mais vezes. Em até 48 horas, dependendo da temperatura, os grãos emitirão pequenas raízes. A partir deste estágio, os grãos estão prontos para consumo ou para iniciar a fermentação do rejuvelac. Eles podem ser consumidos in natura, em saladas, em sucos ou para fazer leite de germinado (basta bater os grãos com água no liquidificador e coar com tecido Voil).
Você pode deixar os grãos enraizarem mais, pode-se produzir rejuvelac até com os grãos totalmente brotados. Vale à pena testar até encontrar o melhor rejuvelac, a seu gosto.
Uma boa proporção é de 1/4 do recipiente de grãos germinados para 3/4 de água. Você pode decidir colocar mais grãos, a fermentação será mais rápida. Deixe o recipiente em local arejado, com a boca protegida por um tecido que permita a troca de ar, mas impeça a entrada de insetos. O tempo ideal é de 24 a 48 horas, dependendo da temperatura. Você pode deixar fermentar a seu gosto, quanto mais tempo fermentando mais ácido fica. Não é aconselhado fermentar por mais de 72 horas em clima frio e 48 horas em clima quente, já que, a partir de um determinado ponto, o rejuvelac começa a estragar. Se o clima estiver muito quente (acima de 30°C), adicione algumas gotas de limão no início da fermentação, a acidez impede a proliferação de microorganismos nocivos.
Após coar este 1º rejuvelac utilizando coador não metálico (por causa das enzimas) ou coador de café, retorne os grãos para o pote para fazer mais rejuvelac. Se desejar, pode descartar os sedimentos, algumas pessoas o fazem por uma suposta higiene, outras o bebem misturado ao rejuvelac e outras o devolvem ao recipiente junto com os grãos. A experiência demonstra que o sedimento é inofensivo.
Utilize os mesmos grãos para fazer mais 2 rejuvelacs. Desta vez, deixe fermentar por menos tempo, o segundo rejuvelac fica pronto em aproximadamente 24 horas e o terceiro rejuvelac fermenta em apenas 12 horas. Nestes rejuvelac, use a dica das gotas de limão para garantir uma fermentação adequada. Por fim, descarte os grãos.
REJUVELAC DE QUINOA

Ingredientes
1 xícara de grãos de quinoa
Água
Modo de preparo
Germinando a Quinoa:
Lave a quinoa em água com corrente com o auxilio de uma peneira. Em um frasco de vidro limpo, coloque a quinoa. Acrescente 2 xícaras de água, tampe o frasco com tecido tunil ou filó e prenda com um elástico. Deixe de molho por 8 horas em local fresco e ao abrigo da luz.
Preparando o rejuvelac:
Lave os grãos de quinoa no próprio frasco com água corrente. Descarte a água e repita o processo ao menos 5 vezes. Retire o tecido tunil/filó e acrescente 3 xícaras de água filtrada. Cubra com papel toalha e prenda com o elástico. Deixe em local fresco e ao abrigo da luz por 48 horas. Depois, você pode usar esse líquido puro, com um pouco de limão, aromatizado com frutas ou batido com leite vegetal e fruta, por exemplo. Armazene na geladeira. Ao restante dos grãos, acrescente mais 3 xícaras de água e aguarde 24 horas para fazer um segundo rejuvelac. Utilize os grãos em sucos e vitaminas, também!















