Descubra 7 verdades sobre o azeite que vão mudar sua alimentação
Azeite pode ser aquecido? Qual a quantidade ideal? Existe um tipo para cada alimento? Entenda estas e outras dúvidas com as dicas de Gallo
Hoje em Dia|Do R7

Indispensável na hora de temperar os alimentos, o azeite é um dos ingredientes fundamentais na cozinha. Saboroso e saudável, ele substitui outras gorduras e deixa o prato delicioso! Pensando nisso, preparamos em parceria com a Gallo sete verdades sobre o azeite que vão deixar seu encontro em família ainda mais especial.
Azeite traz benefícios reais para a saúde
O azeite é um produto 100% natural rico em ácidos graxos monoinsaturados e polifenóis com propriedades antioxidantes e por isso, traz uma série de benefícios à saúde: aumenta a longevidade, melhora a digestão, reduz o colesterol ruim e até previne câncer e doenças do coração. Além disso, é obtido diretamente das azeitonas por processos exclusivamente mecânicos, ao contrário do que acontece com a maioria dos óleos vegetais restantes que são refinados.
Azeite pode SIM ser aquecido
Esqueça essa história de que azeite quando aquecido faz mal à saúde! A verdade é que o azeite é a gordura mais resistente a altas temperaturas e não registra alterações na sua estrutura quando aquecido. Por isso você não só pode, como deve sim optar por essa gordura neste tipo de preparação.
Não devemos escolher o azeite pela acidez
Dizem que azeite com acidez mais baixa é melhor. Mas, isso é um grande MITO. A verdade é que a acidez é somente um parâmetro químico que determina se o azeite é ou não extra virgem. Se a acidez for inferior a 0,8%, então o azeite é Extra Virgem. Se for entre 0,8% a 1%, é chamado de Azeite de Oliva Tipo Único. O correto mesmo é escolher pelo sabor e o resultado que busca na sua receita!
Existem azeites de diferentes sabores
Azeite é um produto 100% natural feito a partir do suco das azeitonas, sem a adição de nenhuma outra substância. Existem hoje mais de 400 tipos de azeitonas, com sabores e aromas diferentes. Pensando nisso e que os azeites em sua maioria são blends – misturas de vários azeites – vemos a infinidade de possibilidades que podemos ter em cada garrafa. Existem azeites mais picantes, mais adocicados, mais frutados e muitos outros. A Gallo tem hoje 09 tipos diferentes de azeites, com sabores e aromas únicos, e cada um confere um resultado diferente ao prato. Clique aqui e conheça cada um deles.
Olhe o rótulo na hora de comprar
É muito importante ter certeza de que está levando para casa um produto que é 100% azeite de oliva. Algumas marcas acabam por ter nas garrafas uma mistura de azeite e óleo. Portanto, preste atenção para não ser enganado. Opte sempre por uma marca que você conhece e confia!
A cor do azeite não é indicativo de qualidade
A cor do azeite não representa sua qualidade e ela varia de acordo com as azeitonas utilizadas. Se o azeite for feito a partir das azeitonas ainda verde, terá uma cor mais esverdeada e se for feito a partir de azeitonas mais maduras, terá uma cor mais amarelada. Mas lógico, se o azeite apresentar uma cor que foge das cores reais de uma azeitona, desconfie. Cor muito transparente significa que o produto não é um verdadeiro azeite de oliva e sim uma mistura com outro óleo!
Consuma duas colheres de sopa por dia
Nutricionistas recomendam um consumo mínimo de duas colheres de sopa de azeite por dia. No entanto, por ser uma gordura que traz benefícios reais a saúde não há problema consumir um pouco mais. A dica para colocar mais azeite nas suas refeições é sempre substituir, troque os outros óleos e gorduras das suas receitas por azeite. Além de deixar mais saudável, você terá um resultado ainda mais saboroso.
A Gallo está presente na casa e na mesa dos brasileiros há quase 100 anos e além de deixar as receitas mais saborosas, ajuda a criar as melhores lembranças. Ofereça para quem você ama e tenha uma alimentação de qualidade cheia de memórias em família!














