Logo R7.com
RecordPlus
Hoje em dia

Câmeras de segurança ajudam a conter a violência doméstica contra mulheres em condomínios

Síndicos e funcionários de prédios são obrigados a denunciarem episódios suspeitos às autoridades competentes

Hoje em Dia|Do R7

  • Google News

Em 2025, o Brasil já registrou quase quatro milhões de casos de violência doméstica contra mulheres. Câmeras de monitoramento instaladas em elevadores e áreas comuns de condomínios têm sido fundamentais para flagrar agressões e auxiliar nas investigações policiais desses casos.


Em São Paulo, imagens capturadas por câmeras da garagem do condomínio onde Katiane Gomes morava revelaram que ela sofreu diversas agressões minutos antes da sua morte. O principal suspeito, o companheiro da vítima Leandro Gomes, disse inicialmente que ela havia pulado da sacada, mas os registros contestaram essa versão. Ele nega o crime e está preso preventivamente.


No Rio de Janeiro, câmeras de monitoramento também registraram quando o turista americano Eric Christian agrediu violentamente sua namorada. As imagens foram essenciais para que vizinhos acionassem a polícia rapidamente. Embora tenha conseguido responder ao processo em liberdade provisória, Christian aguarda julgamento no Brasil.


Em Natal, no Rio Grande do Norte, câmeras do elevador de um condomínio flagraram quando Juliana levou cerca de 60 socos de um agressor. A vítima ficou sete horas em um centro cirúrgico para que os médicos conseguissem recuperar o rosto dela. O porteiro do prédio viu as agressões pelas câmeras e chamou a polícia. O homem foi preso em flagrante.


A legislação brasileira reforça a importância dessas medidas tecnológicas ao exigir que síndicos e funcionários de condomínios denunciem episódios suspeitos às autoridades competentes. O uso estratégico das câmeras tem se tornado uma ferramenta poderosa para proteger vítimas potenciais e garantir provas contra os agressores.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.