Logo R7.com
RecordPlus
Hoje em dia

Denúncias de violação contra crianças e adolescentes no ambiente virtual crescem no Brasil

Especialistas orientam pais a monitorar em tempo real o que os filhos consomem na internet e ter diálogo constante com eles

Hoje em Dia|Do R7

  • Google News

Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 1.640 denúncias de violação contra crianças e adolescentes no ambiente virtual no Brasil. Esse número representa um aumento de quase 80% em relação ao mesmo período do ano passado.


Uma campanha feita na Espanha alertou para os riscos de pedofilia na internet. Três jovens foram desafiadas a conversarem com 25 homens com roupas e máscaras iguais. As conversas só eram permitidas por mensagens de texto e as meninas eliminavam os rapazes à medida em que elas se desinteressavam pelas conversas.


Ao serem eliminados, as máscaras eram retiradas e elas viam o rosto das pessoas com quem estavam conversando. No fim, apenas um candidato permaneceu. Surpreendentemente, o homem que as três garotas mais se identificaram era o mais velho da turma.


Todos os homens eram atores, mas na vida real poderiam ser criminosos prontos para se aproximarem de crianças e adolescentes. Eles se utilizam de modos de falar como se fosse uma criança ou adolescente, emojis, assuntos em comum, desenhos e jogos on-line para criarem um vínculo com os menores. O fato de cada vez mais crianças terem acesso a celulares e redes sociais também facilitou a ação dos pedófilos.


Antônio Carlos, de 26 anos, foi preso no litoral de São Paulo após a denúncia de uma mãe, que viu as conversas da filha de 10 anos com o agressor em uma rede social. Ele é suspeito de aliciar e assediar crianças na internet. João Paulo, conhecido por produzir conteúdo sobre desenhos e jogos, foi preso no ABC Paulista após uma mãe denunciar mensagens com a filha de 13 anos envolvendo conteúdo pornográfico.


Recentemente, a Polícia Civil de São Paulo fez um alerta aos pais sobre símbolos usados na internet para disfarçar a comunicação entre abusadores no meio virtual. Especialistas orientam pais a monitorar em tempo real o que os filhos consomem na internet e ter diálogo constante com eles. As denúncias contra pedofilia podem ser feitas em todo o país pelo Disque 100, e não é necessário se identificar.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.