Matheus Furlan fala da experiência de ser pai pela primeira vez
Em entrevista ao R7, o repórter e apresentador compartilhou um pouco das lições de vida que aprendeu ao se tornar pai

O Dia dos Pais tem um gosto especial para Matheus Furlan. Pela primeira vez, o jornalista e apresentador da Record TV comemora a data acompanhado de sua filha, Maria Olívia. Com apenas 3 meses, a pequena é a realização de um sonho antigo de Furlan e sua esposa, Ludmila de Oliveira. Em um bate-papo, Furlan compartilhou um pouco da experiência inédita.
Antes de embarcar na aventura da paternidade, Furlan priorizou a carreira de jornalista para realizar outro grande sonho, o de se tornar um apresentador de TV. No entanto, o sentimento de ser pai sempre esteve presente em sua vida. “Eu planejei que isso pudesse acontecer antes dos meus 40 anos. Quando eu era pequeno, eu vi meu pai curtir tanto a paternidade que eu desejei vivenciar essa experiência”, conta.
Ao desembarcar em São Paulo para lutar pelo sonho da carreira profissional, o apresentador conta que se sentiu pronto para conhecer alguém especial e formar uma família. “Uma pessoa no trabalho me apresentou à Ludmila. Aí a gente foi se conhecendo, até que um dia, eu disse a ela: ‘olha, meu objetivo de vida é casar e formar uma família’. Ela também sonhava em ter uma filha. Todos os dias, a gente dobrava os nossos joelhos e falávamos para Deus ‘realiza os nossos sonhos, nós queremos ser pais de uma menina’”, lembra Furlan.
Furlan conta que o período gestacional não foi nada fácil. No terceiro mês da gravidez, Ludmila teve descolamento da placenta, mas, apesar do susto, tudo seguiu conforme o esperado. Furlan reconhece que o imprevisto fortaleceu a sua fé em Deus: “Aquilo para gente foi uma luta! Em poucas semanas, a gente soube que estava tudo bem, mas para a gente foi algo tão engrandecedor, um milagre. E quando a gente soube que era uma menina? Meu Deus! Eu chorei muito. Foi fantástico!”, relembra o apresentador.
O papai de primeira viagem conta que acompanhou todos os detalhes da gravidez de sua esposa e fez questão de registrar os momentos especiais, inclusive o parto: “Tenho registro de tudo. Tenho vídeos falando com a bebê ‘papai tá aqui escolhendo uma roupinha pra você’. No dia que ela nasceu, eu estava filmando ela saindo da barriga da mãe. Lembro como se fosse hoje o que o meu coração sentiu. A reação fisiológica acompanhada da emoção é uma coisa indescritível”, comenta.

A chegada da pequena Maria Olívia mudou por completo a vida do casal. Durante a entrevista, Furlan falou sobre o quanto enxerga de novidade na família: “Me impressiona o quanto a Ludmila se transformou quando a Maria Olívia nasceu. A avó da minha esposa se disponibilizou a dar a orientação inicial para cuidar da bebê, mas ela abriu mão, ela queria aprender com as dificuldades. Já eu estou mais sensível. Quando você está no Cidade Alerta falando sobre um pai que matou o filho... Antes de ser pai, o sentimento era diferente. Agora, dói muito mais”, pondera.
Maria Olívia tem apenas 3 meses de vida, mas antes de nascer, já carregava um significado especial no seu nome: “Eu sempre quis Maria e a Ludmila sempre gostou do nome Olívia, por ter um significado especial para ela. Achamos que a fonética do nome combinou. Nós escolhemos o nome da nossa filha no dia em que casamos”, conta Furlan.
Engana-se quem pensa que Furlan já acostumou com o carinho das pessoas pela filha. Na entrevista, o apresentador conta que sente ciúmes ao ver outras pessoas paparicando Maria Olívia, mas revela que está ansioso para a fase das descobertas pessoais dela: “Ela só tem três meses de vida, mas quando passa [na tv] coisas de bichinho, ela se atrai. Minha esposa também gosta de animais. Eu quero ser um pai inspirador para ela e muito mais, ser uma pessoa que signifique muito mais que um amigo. Profissionalmente, ela deve seguir o coração dela, mas isso a gente descobre juntos”, avalia.
Sorridente, o jornalista conta que a paternidade o ajudou a reconhecer o valor e a importância da família em sua vida. Ele quis compartilhar uma lição valiosa com outros pais neste dia especial: “Viva intensamente cada momento da sua vida, mas jamais se esqueça de quem está ao teu lado. A paternidade é muito mais apaixonante do que as pessoas pensam. É uma fase intensa e muito mais feliz”, diz Furlan.
*Sob supervisão de Bruna Vichi
