Com torcida especial, Brasil vai bem na ginástica artística masculina
Equipe do Brasil terminou em primeiro lugar na subdivisão e espera outros países competiram mais tarde para saber sobre medalha por equipe
Pan Lima 2019|Carla Canteras, do R7, em Lima, no Peru
A equipe masculina de ginástica do Brasil competiu pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos na noite deste domingo (28) e terminou a subdivisão em primeiro lugar. Os atletas só vão saber se conseguiram uma medalha no fim do dia, quando todas as equipes passarem pelo Poliesportivo Villa El Salvador, em Lima.
Essa espera aumenta ainda mais a ansiedade do quinteto brasileiro (Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Chico Barretto e Luis Porto) e de uma torcida mais que especial aqui no Peru, os familiares dos ginastas. Na arquibancada, ficam todos juntos: mãe e esposa de Zanetti, Dona Roseane e Jéssica; a mãe de Caio, dona Rosilene, e a primeira professora de dele, Claudia. "Nós compramos ingressos também para a noite. Precisamos ver medalha, não aguentamos", afirmou a professora.
A mãe de Caio acompanha o filho pela primeira vez fora do Brasil. Ela não esconde o nervosismo e a emoção de ver seu menino no Pan. "Estou com calor, nesse frio todo, nem blusa estou usando. Já chorei, já tremi, já tomei remédio... Vou voltar para ver essa medalha de perto", disse dona Rosilene.
Para entender o que é ansiedade, ela chegou ao ginásio antes das 12h, sendo que portões só abriram duas horas antes da competição, que começou às 16h30. Os ingressos estavam comprados e todos os lugares são numerados. Mesmo assim, dona Rosilene preferiu não correr risco. "As pessoas não ficam acampadas na frente de estádios para ver artista. Então, eu venho ver meu filho. Precisa de motivo melhor", explicou a mãe-coruja.
Rosilene 'Fofa', como ela mesmo se chama, não consegue estar sempre com o filho. Então aproveita tudo que pode. "Ele me pediu muito para estar aqui. No mundial de outubro na Alemanha, não conseguirei ir. É tudo muito caro! Vou curtir tudo o que posso".
O treinador do Zanetti, Marcos Goto, comentou sobre a apresentação do Arthur na primeira apresentação. "Foi melhor do que a gente imaginava. Nós estamos traçando os nossos objetivos aqui em Lima". O atleta recebeu a nota máxima nas argolas.
Já o atleta Chico Barretto citou alguns pontos em que o Time Brasil pode aperfeiçoar nesse início de Jogos Pan-Americanos. "Nós poderíamos ter uma posição um pouco melhor no solo e no cavalo. Vamos comer e voltar preparados para chegar ao pódio".
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Os eventos ao vivo estão disponíveis no R7.com e PlayPlus.com.
Ginástica artística feminina do Brasil pode ganhar mais medalhas