Acabou o drama: basquete do Brasil tem lugar confirmado na Olimpíada do Rio
Seleções nacionais estavam ameaçadas por conta de dívida com a Fiba
Pan Toronto 2015|Do R7
Teve fim na manhã deste domingo (9) a novela que ameaçava tirar o basquete brasileiro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. Em comunicado, a Federação Internacional da modalidade (Fiba) garantiu a classificação automática tanto da seleção masculina quanto da feminina como país anfitrião da disputa.
As vagas estavam ameaçadas por conta de uma dívida de US$ 800 mil (cerca de R$ 2,8 milhões) referente ao convite que o time verde-amarelo ganhou da entidade para disputar o Campeonato Mundial masculino no ano passado. Dois patrocinadores da entidade, a Nike e o Bradesco, serão responsáveis por quitar o débito.
Veja todo o conteúdo da Record no R7 Play
Veja os uniformes mais bizarros já usados por atletas
A Fiba ressaltou a longa história que o Brasil possui no basquete, com dois títulos mundiais entre os homens (1959 e 1963) e um no feminino (1994). Além disso, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) garantiu que terá condições de convocar seus melhores atletas, o que indica a participação dos jogadores que atuam na NBA.
A despeito da confirmação, as duas seleções nacionais vão jogar o Pré-Olímpico das Américas, cuja edição feminina começa neste domingo (9) e vai até 16 de agosto em Edmonton (Canadá). No masculino, a distribuição das primeiras vagas ocorre na Cidade do México entre 31 de agosto e 12 de setembro.