OMS reduz tempo de isolamento recomendado a pacientes com Covid
Após a análise dos resultados de 12 estudos mundiais, o afastamento indicado foi de 13 para dez dias entre os infectados sintomáticos e de dez para cinco para os assintomáticos
A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou nesta sexta-feira (13) a redução do tempo de isolamento recomendado a pacientes infectados com Covid-19, tanto sintomáticos quanto assintomáticos.
O período foi de 13 para dez dias para pessoas com sintomas e de dez para cinco para os que não têm sinais da doença.
Além disso, no novo guia para o manejo clínico na pandemia, a OMS sugere o uso de testes rápidos de antígeno para diminuir o período de isolamento em até três dias, conforme apresentado em entrevista coletiva pela chefe do programa de resposta à Covid-19 da OMS, Janet Diaz.
As mudanças foram recomendadas após a análise dos resultados de 12 estudos com 2.799 pacientes, nos quais a redução do isolamento produziu um baixo aumento de casos graves que necessitaram de internação hospitalar (dois por mil no caso de pacientes assintomáticos, e 19 por mil naqueles que apresentaram sintomas).
"O esperado é que a maioria das pessoas prefira períodos mais curtos de isolamento e que isso tenha efeitos econômicos e sociais positivos", disse a especialista.
Na seção de terapias recomendadas, a única mudança é a expansão do uso recomendado do medicamento antiviral nirmatrelvir-ritonavir (comercializado pela Pfizer sob o nome de Paxlovid), cujo uso, a partir de agora, também é considerado uma opção para mulheres grávidas ou lactantes com Covid-19.