NDTV realiza debate entre candidatos ao Governo de Santa Catarina
Às 13h25 do dia 24 de setembro, a NDTV Record TV realiza o debate entre os postulantes ao Governo do Estado.
NDTV Santa Catarina|Record TV Emissoras
A poucos dias da data das eleições, 2 de outubro, o eleitor catarinense poderá acompanhar o debate realizado pela NDTV com os candidatos ao Governo de Santa Catarina. O formato se manterá o mesmo proposto no primeiro realizado pelo Grupo ND, no dia 17 de agosto, que foi transmitido ao vivo pelo portal ND+, o mais acessado entre os catarinenses.
São convidados os candidatos de partidos, federações ou coligações com no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, de acordo com a legislação eleitoral. São eles: Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Moisés (Republicanos), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros).
O Diretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, reforça a importância da informação ao eleitor no processo eleitoral. “O debate eleitoral com os candidatos faz parte do projeto Voto+ que tem como objetivo informar o eleitor. A principal ferramenta para a melhor escolha nas urnas é a informação sobre os candidatos e suas propostas. Faz bem para a democracia este espaço na televisão. Não podemos terceirizar a política, mas assumirmos nosso direito de escolher nossos representantes. O debate expõe os candidatos, para o bem e para o mal, mostra o que pensam e pretendem fazer para administrar Santa Catarina. Mas a escolha será sempre do eleitor”, destaca Meneghim.
A mediação será da jornalista Márcia Dutra e o formato adotado é semelhante ao modelo norte-americano, em que os candidatos partem para enfrentamento direto de ideias. A apresentadora ressalta a importância desse momento. A sua visão é de que o debate da NDTV vai ser o divisor de águas nessa campanha. “Eu estou com muita expectativa e também estamos disponibilizando mais tempo para o confronto de ideias. A gente quer entender quais são as ideias dos candidatos, os projetos e as propostas que os candidatos têm pra governar Santa Catarina. Sem sombra de dúvida esse debate será decisivo para o futuro de Santa Catarina”, destaca Márcia Dutra.
Dinâmica do debate
No primeiro bloco os candidatos serão sorteados em pares, ambos vão se dirigir a um púlpito e, frente a frente, debaterão um tema igualmente sorteado pela mediadora por cinco minutos (2 e meio para cada um). Depois, mais dois candidatos diferentes e um tema serão sorteados, no mesmo bloco, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado, totalizando quatro enfrentamentos. A mesma fórmula se repete no segundo bloco, mas com outros temas. Como se trata de um sorteio, se os mesmos pares do primeiro bloco se repetirem, eles serão mantidos.
Já no terceiro bloco, perguntas da equipe do Grupo ND serão sorteadas para cada um dos oito candidatos, que terão um minuto para responder e no encerramento haverá mais um minuto para as considerações finais de cada um. Vale ressaltar que essas regras foram acordadas com as assessorias dos candidatos.
Conteúdo integrado foca na qualidade das informações
A produção multiplataforma e dos conteúdos especiais é gerida pelo NDI (Núcleo de Dados e Jornalismo Investigativo) e tem o apoio da Fecam (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina), da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).
O debate faz parte de um conjunto de ações integradas para a editoria Voto+, projeto que tem o foco na qualidade da informação para o eleitor. Os conteúdos especiais incluem plataforma interativa, debate, podcast e reportagens especiais na NDTV e também no Jornal Notícias do Dia.
Os podcasts são conduzidos pela comentarista política do Grupo ND, Karina Manarim, que a cada edição recebe convidados para tratar temas relevantes e de serviço para estas eleições.