Davi e Bateseba erraram e vão pagar caro por isso
Não adianta ficar com raiva deles, isso já aconteceu e doeu, mas também se resolveu por causa da misericórdia de Deus
Blog de Reis|Do R7
Davi errou? Errou. Bateseba errou? Errou. Deus não escondeu os erros deles, pelo contrário. Ele deu detalhes para que entendêssemos como eles erraram, não para ficarmos julgando-os como se fôssemos perfeitos, mas para que aprendêssemos com os seus erros.
Davi estava se casando a três por dois, sem nenhuma consideração com o que Deus disse em Deuteronômio 17:17.
Depois Davi não foi guerrear, como era esperado do rei. Ele quis ser diferente, fazer diferente, ousar.
E por alguma razão bem incomum, o rei dormiu à tarde, o que nos leva a pensar no vinho que ele tanto quis que Urias bebesse mais tarde. Estava Davi se entregando ao vinho? A Bíblia não diz que sim nem que não.
E lá estava ele no seu terraço, de bobeira.
O que culminou com Bateseba, que sabia muito bem que o seu terraço dava para o terraço do homem mais poderoso e admirado de Israel e que não foi para a guerra. Era para ela se banhar de madrugada, para não ser vista por ele, maaaaas, não foi o que ela fez.
Davi de bobeira, com o seu copinho de vinho nas mãos, vê Bateseba linda e nua em plena luz do entardecer. Que romântico! Só tem um probleminha, o Sisa está logo ali e percebe a cobiça do rei, que disfarça e pergunta quem é aquela mulher (que faz parte do seu círculo social há tempos).
O servo, muito sem graça, fala de Bateseba, esposa de Urias, filha de Eliã, neta de Aitofel, pensando assim que Davi iria parar de babar naquela mulher do terraço vizinho. Mas não foi isso que ele fez.
Davi chamou a tal mulher casada e ela aceitou ir. Ele não era um tirano, nem um estuprador, portanto, Bateseba poderia ter negado o pedido. Assim como ela poderia ter revelado o que aconteceu para Urias, mas não foi isso que ela fez. Ela escondeu o seu adultério, assim como Davi escondera de todos.
Os dois erraram. Os dois vão pagar caro por isso. E não adianta ficar com raiva deles, xingar, condenar, julgar, isso já aconteceu, isso já doeu, mas também já se resolveu por causa da misericórdia de Deus.
Bora aprender com eles em vez de condená-los.