Marcelo Filho comenta dor de Joiada com a partida de Benaia: "Morte do maior exemplo dele"
Ator de Reis — A Sucessão deu detalhes da sequência emocionante: "Uma das cenas mais desafiadoras que já fiz"
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial
Os momentos finais de Joiada (Marcelo Filho) com Benaia (Angelo Coimbra) emocionaram os fãs de Reis — A Sucessão. A sequência da morte do comandante do exército de Israel impactou também Marcelo Filho. Em entrevista ao site oficial, o ator contou as mudanças na vida do personagem a partir dessa perda.
“É a morte do maior exemplo dele. Existem hierarquias, mas, quando o Joiada fala do Benaia, fala do pai, não só do comandante do exército. Claro que tem esse lado de almejar e ser parecido [com ele], mas, na morte, é um filho perdendo o pai. E é isso que tocou as pessoas, um filho desesperado, que não vai mais ter os conselhos paternos”, explicou ele.
Marcelo afirmou ter lido o texto da sequência logo que o recebeu. Mas, devido à complexidade exigida pela cena, preferiu construir a atuação quando estivesse mais próximo da gravação, para deixá-la mais visceral.
“Li essa cena muito antes de gravar. Decidi não ler mais de uma vez e só peguei quando soube que ia filmar. Foi muito desafiador. Até chegar à morte, tem o desespero do Joiada, procurando o Benaia, e, quando o encontra, o pai está no final da vida”, recordou.
No dia, o ator manteve-se concentrado para se conectar com a emoção que o momento pedia.
“Botei um fone de ouvido e me fechei. Normalmente, sou muito comunicativo, mas [nesse dia] fiquei no camarim o tempo todo com o meu preparador, Leandro Baumgratz, trocando ideia de como seria essa morte. E eu preferi viver ali, deixar acontecer. Quando eu fui chamado para gravar, já estava muito mexido”.
A chuva cênica se misturou à chuva real e trouxe mais dramaticidade à sequência:
“Foi um desafio a mais com o frio. E foi uma das cenas mais desafiadoras que já fiz como ator por tudo o que significou. Fechamos a história nessa cena porque o Angelo finalizou as gravações. Então, foi um ciclo que se fechou, tanto do Joiada com o Benaia quanto do Marcelo com o Angelo. Foi muito legal nesse sentido”.
Para trazer mais realidade ao momento, Marcelo preferiu não conversar com o companheiro de cena nos bastidores, antes de ir para o set.
“Fugi dele no dia. Cheguei aqui já pensando como Joiada. Naquela sequência, quando o encontro, foi o primeiro momento que a gente se viu. E, no final, encontrando a Barbara, ela chegou superemocionada e viu que eu estava exausto emocionalmente, porque foi uma sequência de horas”.
A duração da gravação foi de quatro horas, desde a parte em que Joiada começa a procurar o pai até o final. Marcelo aproveitou para elogiar os colegas de cena:
“O Angelo foi um parceiro, ator incrível, experiente, que teve muita paciência comigo. E a Barbara é uma ‘irmãzona’ na vida, uma amiga que fiz, trocamos mensagens, temos uma relação incrível. Sou muito apaixonado por ela. Estou grato por essa sequência ter sido com eles”.
Esta nova fase do personagem, agora como comandante do exército no lugar de Benaia, traz desafios para o ator, que encara o primeiro papel adulto na TV.
“Ele é um Valente. Essa construção começou lá atrás, com a pegada de como seria um guerreiro. Depois, o Joiada é humanizado, porque, com Salomão [Guilherme Dellorto], não tem mais guerra. Ele começa a ser um guerreiro que não vai mais à luta, é mais um lugar psicológico dele, de entendimento de quem é quem nessas relações, qual a importância do rei”, afirmou.
O assassinato do pai por Rezom (Nando Rodrigues) vai exigir de Joiada novas responsabilidades.
“O Joiada é um comandante mais ouvinte, que dá conselhos ao rei nas reuniões, que vai defendê-lo e estar em todos os momentos. Vai ser o braço-direito dele”.
Como vai ser o exército de Israel sob o comando de Joiada? Descubra em Reis — A Sucessão, de segunda a sexta, às 21h, na Record TV. Perdeu algum momento? Veja o resumo da semana aos sábados, no mesmo horário. Aproveite também os episódios completos disponíveis em PlayPlus.com.
Internautas repercutem climão no casamento de Salomão: