Oscar Fabião analisa trajetória e morte de Jônatas em A Divisão: ‘Consequência fortíssima’
Ator comenta a caracterização marcante de lepra nos momentos finais do personagem em Reis
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial
Em A Divisão, décima primeira temporada de Reis, o público deu adeus a Jônatas, personagem de Oscar Fabião. Presente na série desde a oitava fase, o levita era filho de Abiatar (Gustavo Canovas) e foi morto por Baalnatan (Felipe Camelo), cumprindo a profecia de Deus sobre os descendentes de Eli (José Rubens Chachá).
Ao site oficial, Oscar Fabião refletiu sobre a trajetória de Jônatas na série, desde o momento em que era temente a Deus e leal a Davi (Petrônio Gontijo), até o envolvimento com mulheres estrangeiras e a corrupção da fé.
“Ele representa uma decadência da fé, ele era fiel a Deus e foi deturpando isto na trajetória dele. O Jônatas se vendeu e embarcou nos desejos mundanos e também se envolveu com mulheres estrangeiras”, relembrou Oscar.
Ao longo da jornada do levita, Jônatas foi se afastando de Deus, no envolvimento com Ammit (Mafê Medeiros), nos conflitos com Asafe (Renato Rabelo) e ao cobrar para favorecer as ofertas do povo no templo.
“Na décima primeira temporada, ele está completamente soberbo, não tem mais vergonha nenhuma em esconder que está neste lugar, sente orgulho e anda com joias pelas ruas”.
Nos momentos finais do personagem, Jônatas é acometido pela lepra, o que gera uma repulsa da população pelo levita e levou a Oscar uma reflexão desse desfecho.
“O Jônatas era incrível e empático na oitava temporada. O ego dele cresceu até ele virar uma pessoa extremamente vaidosa. Esse final é como se a podridão interna dele fosse para fora, na pele. Aquilo é muito chocante, ainda mais para uma pessoa que tem como referência a própria imagem. O Jônatas era bem-apessoado e cativava [os outros], não só pela palavra, mas por suas ações e aparência. Então, nesse final, no qual sua pele fica deteriorada e feia, e as pessoas não conseguem chegar mais perto com asco, é muito forte. É triste para qualquer pessoa, mais ainda para ele, que sempre se encontrou na vaidade. É uma consequência fortíssima”.
“Todos somos passíveis aos erros, e reconhecê-los é fundamental para a nossa evolução. Antes de Jônatas morrer, ele teve tempo de pedir perdão a Deus por todos os seus erros. É a representação divina da misericórdia”, complementou o ator.
Caracterização
Em A Divisão, Oscar interpretou um Jônatas na maturidade, envelhecido, e para isso a caracterização foi fundamental, assim como no momento em que apareceu com lepra.
Para isso, o ator encarou mais de duas horas para fazer a maquiagem do envelhecimento e da doença, o que foi empolgante para Oscar.
“Tinha o rosto, o pescoço e as mãos, era um trabalho muito minucioso e dedicado da equipe. Todo mundo em volta se dedicando para dar o seu melhor”, elogiou.
O artista aproveitava esse tempo para se concentrar e se conectar com as emoções do personagem.
“Você pode ficar ansioso naquela cadeira por duas horas ou então usar [aquele momento] para se centrar. A minha escolha foi me centrar mais porque é um momento muito importante para o personagem. É uma transição, porque chegava [antes de gravar] com a energia da minha vida, e tinha mudança grande de intenção e carga dramática. Ter esse tempo na cadeira de maquiagem ajudou bastante”, contou o ator.
Confira:
Morte de Jônatas
Após descobrir a lepra, Jônatas encontra Abda (Ricardo Vianna) e Baalnatan (Felipe Camello) no local onde Salomão (Guilherme Dellorto) permitiu que fosse erguido os altares para deuses estrangeiros.
Ao questionar e enfrentar o sodomita, Jônatas é espancado até a morte. Para Oscar, apesar da complexidade que a sequência exigiu, foi gratificante.
“A cena foi complexa e muito dramática porque é o fim dele, e ele estava defendendo o templo. Ele está defendendo o lugar sagrado, onde ele fez a vida e colocou sua fé. E é claro que o Jônatas sente culpa por todos os erros, e viu ali um momento em que tinha que fazer algo”, apontou.
Trajetória
Na superprodução, Oscar entrou em A Consequência, como filho de Abiatar (Gustavo Canovas). E na oitava fase, algumas sequências chamaram a atenção do ator, bem como a personalidade do levita.
“Ele tinha cenas muito bonitas e uma pureza na forma de ver as coisas, mas era muito alerta em não errar, até por causa da profecia [sobre os descendentes de Eli]. Usei isso para me guiar, que ele tinha consciência do que devia ser feito”, lembrou.
Na reta final da temporada, Jônatas revela a traição do pai para Salomão, demonstrando lealdade ao rei e a Deus. No entanto, a partir de A Sucessão, o levita começou a se corromper, ao mentir sobre o envolvimento com a egípcia Ammit.
“Aquilo ao mesmo tempo em que ele estranhava [a abordagem dela], gerava uma curiosidade. Quando ela o expõe, ele tem que mentir para muita gente e com força, como se realmente acreditasse naquilo”, comentou Oscar, que prosseguiu ao refletir que, a partir deste momento, em que não houve consequências para o levita, ele começa a errar ainda mais.
“Ele começa a encontrar um lugar onde se sente bem dos erros que comete, como se encontrasse justificativas. Na décima temporada, começa a cobrar por orações, cobrar vantagens. Acho que ele vê toda a prosperidade de Israel e pensa que é justo, acha que faz parte dela e devia ter uma recompensa financeira por isso”, analisou.
Despedida
Oscar se mostra grato por fazer parte da superprodução e dar vida a Jônatas em diferentes momentos da vida com a ajuda de Suzana Abranches, preparadora de elenco da série.
“Sempre almejei uma boa oportunidade no audiovisual e [aqui] tive a chance de fazer desde um mocinho, um cara de fé e bom caráter até ele se corromper e ter o final trágico. Participar da série me fez muito feliz, com todo cuidado que a produção tem com o elenco e com as cenas. Todo mundo empenhado em dar o seu melhor. Foi muito gratificante, me senti acolhido por todos. Esse personagem me trouxe tanto aprendizado”, finalizou.
Acompanhe Reis — A Divisão de segunda a sexta, às 21h na tela da RECORD. E, aos sábados, confira o resumo da semana. Perdeu algum episódio? Acesse o PlayPlus.com para assistir a todos os episódios da série e rever a trajetória de Jônatas.