Logo R7.com
RecordPlus

Conflitos em Israel e Ucrânia marcam negociações e ataques em 2025

Libertação de reféns em Israel e intensificação dos combates na Ucrânia marcam os eventos recentes

Retrospectiva 2025|Do R7

  • Google News

Uma história de dois anos e que deixou marcas profundas. Do ataque, de 7 de outubro de 2023, aos tempos frágeis de paz que estamos vivendo. Um cessar-fogo entre Hamas e Israel, mediado internacionalmente, foi firmado. Israel mantém operações para neutralizar líderes do Hamas, enquanto em troca da suspensão dos combates ocorre a libertação gradual de dezenas de reféns em Gaza e a devolução de prisioneiros palestinos detidos por Israel. "Para a gente é muito importante fechar esse ciclo", afirma Márcia Polisuk, brasileira que mora em Israel. Gaza, porém, permanece em ruínas, e a população luta para retornar às áreas liberadas. 

O acordo, considerado histórico, foi conduzido com intensa mediação dos Estados Unidos. Apesar dos avanços, os desafios humanitários permanecem, com quase 2 milhões de desalojados enfrentando fome e destruição. Uma voz de família de sequestrado alerta: "Se você se considera pró-Palestina ou pró-Israel, você precisa ser pró-solução". 

Enquanto isso, a guerra entre Rússia e Ucrânia se intensificou em 2025. A Ucrânia lança a operação Teia de Aranha, atingindo cinco bases aéreas russas, enquanto ataques russos à Kiev mataram ao menos sete pessoas e deixam dezenas feridas. Mais de 650 drones e 51 mísseis devastam infraestruturas ucranianas, ameaçando usinas nucleares. No plano diplomático, Europa e EUA pressionam por cessar-fogo, mas a anexação russa e a defesa da soberania ucraniana continuam a travar a paz. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.