Logo R7.com
RecordPlus

Donald Trump choca o mundo com o anúncio de tarifas duras a diversos países

A disputa mais intensa ficou entre americanos e chineses

Retrospectiva 2025|Do R7

  • Google News

Em 2025, o presidente americano, Donald Trump, anunciou tarifas duras ao mundo todo e chocou o comércio global. A disputa mais intensa ficou entre americanos e chineses depois que o norte-americano elevou as tarifas de 84% para 145%. Em resposta aos EUA, Pequim também aumentou para mais de 120%. 

Com essas medidas, os preços subiram e as cadeias produtivas foram abaladas. Empresas do mundo inteiro sentiram o impacto. Mas, com um acordo temporário entre as duas potências, a pressão foi reduzida. 

O Brasil também entrou na mira do tarifaço de Trump. O aço e o alumínio foram sobretaxados em 25%. A carga maior, no entanto, veio depois. O presidente americano anunciou taxas de 50% a centenas de produtos brasileiros. Café, carne, açúcar e madeira foram os mais atingidos. Como justificativa, Trump alegou que a medida foi tomada devido à "perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro”.  O governo brasileiro reagiu e tentou negociar com os americanos. Com as taxas americanas em vigor, o governo criou linhas de crédito e planos de contingência para socorrer os setores afetados. 

Os dois presidentes, então, combinaram uma reunião na Malásia. A conversa aconteceu durante a cúpula dos países do sudeste asiático. Como resultado, os EUA anunciaram a redução de tarifas sobre mais de 200 produtos do agronegócio brasileiro. Entre eles, café, frutas e a carne. O governo brasileiro celebrou o avanço. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.