Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Top Chef Brasil 4
Publicidade

Aprenda o passo a passo do churrasco campeão do Top Chef Brasil

Rubens Gonçalo assou bananinha com legumes orgânicos na brasa e conquistou a Faca de Ouro na competição

Receitas|Do R7


Rubens conquistou a primeira Faca de Ouro com churrasco
Rubens conquistou a primeira Faca de Ouro com churrasco

No Top Chef Brasil os competidores precisam mostrar habilidades em diversas vertentes da gastronomia. Mesmo não tendo o costume de fazer churrasco com o corte bananinha, Rubens Gonçalo enfrentou o desafio e serviu o melhor prato da prova aos jurados, conquistando sua primeira Faca de Ouro!

Para quem não conhece o corte de carne bananinha, são peças no formato da fruta, que ficam entre as costelas do boi. Se preparados da forma correta, são macios e deliciosos. 

Rubens assou a carne na brasa com legumes orgânicos, carpaccio de beterraba com coalhada de cabra, picles de cebola com limão-cravo e molho lambão. Quer testar a receita do campeão? Ele compartilhou o passo a passo com o site oficial, veja!

Bananinha na Brasa

Ingredientes

Publicidade

Bananinha

1 ramo de alecrim

Publicidade

300 mil de azeite

2 unidade de limão-cravo

Publicidade

1 unidade de limão-taiti 

2 unidades de beterraba orgânica 

1 litro de leite de cabra 

2 unidades de cebola roxa 

200 ml de vinagre de Jerez

300 ml de água 

Pimenta-do-reino preta a gosto

2 unidades de pimenta dedo-de-moça 

1 molhe de coentro 

Sal grosso a gosto

1 molhe de alface 

6 unidades de cenoura orgânica 

6 unidades de batata calabresa 

Modo de preparo

Tempere a carne com azeite e alecrim, e coloque na churrasqueira no alto, para ir cozinhando lentamente.

Coloque o leite para ferver na brasa, com panela de ferro, e quando ferver por pelo menos 10 minutos, acrescentar o limão-cravo e o limão-taiti para coalhar o leite. Deixe a coalhada ferver por dois minutos e reserve.

Disponha os legumes na brasa, sem temperar, beterraba e cenoura orgânica. Coloque o maço de alface romana na brasa em cima da churrasqueira, para assar lento.

Para o picles, coloque 100 ml de água e 100 ml de vinagre de Jerez em uma panela de ferro na brasa, acrescente a cebola roxa fatiada grossa e grão de pimenta preta. Deixe ferver por 10 minutos e reserve.

Temperar a batata calabresa, com sal grosso, azeite e alecrim, enrole com papel alumínio e coloque debaixo da brasa quente. Deixe cozinhar por 40 minutos, e reserve.

Para o molho lambão, corte as pimentas com brunoise (cubos pequenos) sem as sementes, corte a cebola roxa do mesmo tamanho e acrescente azeite, limão-cravo, e uma pitada de sal.

Verifique o ponto da carne, e no final, coloque-a perto da chama mais forte, e deixe chegar ao ponto. Salpique sal grosso e monte o prato.

Montagem

Disponha os legumes de forma organizada, batata assada e cenoura, coloque uma fatia de alface junto, e acrescente a carne.

Separadamente, coloque o picles e o molho lambão.

Na finalização, o carpaccio entra fatiado cru, em cima a coalhada e azeite disposto.

Sirva à vontade.

*Toque do chef: Brunoise é um tipo de corte em cubinhos bem pequenos. 

Quando fizer a receita, marque #EuTopChef nas redes sociais e mostre seu prato para o Brasil! A foto pode aparecer na TV, site oficial ou nas redes do programa.

O Top Chef Brasil 4 vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.

Relembre o Desafio de Eliminação e a vitória de Rubens:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.