Renato Baruffi fala sobre ser uma das referências da Votuporanguense: ‘Prazer enorme ser espelho para os meninos’
Atleta que disputa a final da Copa Paulista tem passagens por times da série A do Campeonato Brasileiro e jogou no futebol europeu durante quase três anos
Tudo de Record|André Borges, do R7*
Aos 35 anos, Renato Baruffi, um dos jogadores mais experientes da Votuporanguense, vive um momento especial em sua carreira, pois tem a chance de ganhar o seu segundo título no ano com a equipe, na decisão da Copa Paulista contra o Atlético Monte Azul. Conhecido também como Bady, apelido herdado da cidade onde nasceu, Bady Bassit (SP), o atleta passou por times marcantes como Athlético Paranaense e América Mineiro, além de experiências internacionais na Turquia e Croácia.
Em entrevista exclusiva ao R7, Renato compartilhou suas experiências ao longo da carreira, o papel de mentor que tem dentro do elenco recheado de jovens e suas expectativas para o futuro com o clube de Votuporanga (SP).
“É um prazer enorme ser um espelho para os meninos, especialmente aqueles que estão no início da carreira. Quando você percebe que os mais jovens se espelham em você, é muito gratificante”, reflete Baruffi sobre sua experiência como veterano ao lado de jogadores mais novos, destacando a honra e a responsabilidade que isso traz.
Bady ainda destaca que, a melhor forma de ensinar é pelo exemplo. Ele enfatiza a importância de manter uma postura focada nos treinos, reconhecendo que os jovens o observam constantemente. “Nos treinamentos, eles estão vendo como você se dedica, como se expressa e como se comporta”, explica Baruffi, que se esforça para mostrar aos companheiros que a dedicação diária é essencial para o sucesso.
Experiência na Europa
Durante sua passagem pela Europa, Renato revelou que realizou um sonho de infância, mas aprendeu lições valiosas com a experiência de viver fora da sua terra natal. Em dois anos na Turquia e quase um ano na Croácia, ele enfrentou estilos de jogo diferentes e precisou aprimorar, principalmente, sua capacidade defensiva, algo que ele considera um essencial em sua evolução como jogador.
“Na Turquia, o futebol é mais pegado e rápido. Tive que melhorar minha marcação, o que me ajudou muito. Essa experiência é algo que carrego para a vida”, relembra.
Agora, ao lado de jovens atletas, ele busca compartilhar essas vivências e orientá-los a se prepararem para oportunidades que podem surgir no futuro.
“Aquela história da brincadeira com o fundinho de verdade, mas, às vezes, você vê que alguém não está num dia legal, a gente sempre tenta passar para os mais novos, que se não for intenso, não vai jogar. E hoje em dia, como o futebol brasileiro evoluiu muito, brincamos, falando que não vai nem jogar no Brasil e muito menos fora”, conta Bady.
A grande decisão
A Votuporanguense, sob o comando de Rogério Corrêa, técnico do time, conquistou o título da Série A3 do Paulistão em 2024, e Renato revelou que o troféu trouxe ainda mais confiança para o elenco. “Esse título nos deu uma base forte. O grupo está unido e confiante para essa decisão”, afirma Baruffi.
Ele ressalta a importância do título e conta como está a expectativa para o confronto decisivo: “Isso deu total confiança para que a gente pudesse entrar na Copa Paulista já com o pensamento de ser campeão”.
Não perca! Assista à grande final da Copa Paulista neste sábado (12), com transmissão para o interior pela RECORD, e para todo o Brasil pelo R7.com e PlayPlus.