Gato Galáctico não brinca no game e revela como pretende investir o prêmio do Acerte ou Caia!
Em entrevista ao site oficial, Ronaldo fala sobre projetos, shows e a emoção de conhecer Tom Cavalcante
Entrevistas|Allef Fonseca*, do site oficial

É campeão! O cartunista, apresentador e criador de conteúdo Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galáctico, venceu o Acerte ou Caia! especial do Dia das Crianças e levou para casa o prêmio de R$ 31.001. Com milhões de seguidores nas redes sociais, Ronaldo conquistou o público infantil e as famílias com produções criativas, cheias de humor e mensagens inspiradoras.
Em entrevista ao site oficial, o Gato Galáctico contou detalhes dos bastidores do programa e revelou que a experiência o fez reviver lembranças da infância e dos programas que assistia na TV.
“Foi muito diferente mesmo! Mas eu sempre vivi isso. Foi a minha infância inteira assistindo televisão, então para mim foi natural, porque já era um conteúdo que eu consumia. Mas, é óbvio, a dinâmica do Acerte ou Caia! é totalmente diferente, principalmente por causa da competição”.
Fã do apresentador Tom Cavalcante desde pequeno, Ronaldo afirma que não conteve a emoção ao encontrá-lo pela primeira vez.
“Eu não conhecia o Tom Cavalcante ainda, acho até que ele se surpreendeu ali, porque eu não escondo muito as minhas emoções. Sou fã do trabalho dele há muito tempo, conheci pelo teatro, e ele marcou a minha infância, assim como a de muita gente. Ver de perto um nome tão grande do humor e da comunicação, e ainda trocar ideia com ele sobre os sonhos que trouxeram ele até aqui, foi uma grande emoção”.
Mesmo sob pressão, o criador de conteúdo explica que o clima do palco era de leveza e diversão, afinal, apesar da disputa pelo prêmio, a missão principal era levar entretenimento para o público de casa.
“É uma pressão, realmente. Porque quem assiste e vê de longe às vezes pensa: ‘É impossível perder’. As perguntas, de fato, não são difíceis, mas a pressão da TV é outra. A gente está ali para jogar, mas também para entreter, fazer um show bacana. Essa edição era especial do Dia das Crianças, então pensei: ‘Quero que essa seja a mais especial de todas’. Fui agitar o palco, me mexer, trazer uma energia divertida. Apesar da pressão, a gente não pensa só no jogo, pensa em entreter também”.
Com muito bom humor, ele revelou que não teve uma tática para escolher os adversários e que preferiu deixar o destino decidir com o famoso “Uni, duni, tê”.
“Eu não tive coragem de escolher ninguém no programa inteiro, então fiz ‘uni, duni, tê’ para todo mundo. Achei que era mais justo. Pensei assim: ‘Eu não posso escolher ninguém’, então não fiz uma estratégia, sendo bem sincero. A única tática foi o acaso e a sorte. Quis que tudo fosse o mais natural possível... E acabou dando certo, foi um acaso que deu certo”.
Mesmo precisando eliminar os concorrentes, ele confessa que a parte mais difícil foi saber que cada um tinha seus próprios sonhos e planos para o prêmio.
“Eu ficava olhando para a cara de cada um, porque o programa, de fora, não parece, mas é muito radical. A gente vai eliminando os participantes, e não quer eliminar o sonho de ninguém, nosso desejo é realizar sonhos. O maior desafio foi saber que existia um sonho por trás de cada pessoa participando. Então deixei meio que para Deus decidir quem ia ganhar. Mas foi muito diferente e incrível ter vencido”.
Após a vitória, Ronaldo optou por não encarar o Desafio Final e admitiu que o medo falou mais alto na hora de decidir se tentaria dobrar o prêmio.
“Eu acabei não aceitando. Não tive coragem. Perguntei para mim mesmo: ‘Será que eu quero mesmo?’. E valeria a pena, mas bate um nervosismo. Pensei: ‘Poxa, já cheguei tão longe…’. Ainda passou pela minha cabeça: ‘Se eu perder, todo mundo vai me zoar para sempre’. E também é um valor que vai fazer a diferença”.
Conteúdo e responsabilidade
Com mais de 4 bilhões de visualizações em seus conteúdos, Ronaldo reconhece a importância e o impacto do trabalho que realiza ao lado de sua equipe, especialmente na formação das crianças que acompanham o Gato Galáctico. Pai de duas meninas, ele destaca o cuidado e a responsabilidade que envolvem criar conteúdo para o público infantil.
“A gente tem uma responsabilidade muito grande. Por se tratar de um público infantil, temos que entregar e realizar os sonhos das crianças, mas também respeitar as famílias. Hoje eu sou pai, e mais do que nunca sei como é importante respeitar os valores que são passados em casa. Para formar uma família, é preciso estar alinhado com virtudes. Os pais esperam isso da gente, e nós precisamos entregar o melhor”.
Das telas para os palcos

Levando o Gato Galáctico para os palcos em diversas cidades do Brasil, Ronaldo conquista o público além das telas e proporciona experiências únicas para as crianças. Ele revela que o contato direto com os fãs é uma das partes mais especiais do projeto.
“É uma sensação enriquecedora. Eu não gosto de ver números e variáveis na tela de um computador, gosto de sentir a emoção das pessoas. Hoje em dia, qualquer coisa ganha visualização na internet, mas receber o carinho dos pais e das crianças, muitas vezes chorando e emocionados com as mensagens que a gente passa, é muito diferente. Isso mostra o que realmente importa: o que os pais buscam e gostam para os filhos”.
Além dos espetáculos, Ronaldo conta que, mesmo com a rotina intensa, atender o público é uma prioridade e uma grande alegria.
“A gente aprende muito com as crianças. Tiramos fotos, conversamos, abraçamos, atendemos os pais também… Poder atender é o nosso objetivo. Muitas vezes o tempo que passamos com o público é maior do que o próprio show. Por exemplo, o show dura uma hora, mas passamos duas ou três horas atendendo. É um trabalho triplicado, mas a gente ama fazer isso”.
Referências e nostalgia
Inspirado por grandes nomes da cultura e da infância brasileira, Ronaldo explica que o propósito da expansão do universo do Gato Galáctico é deixar uma marca positiva nas novas gerações.
“Sempre pensei muito na minha infância e nas coisas que eu amava. Tive como referência o Maurício de Sousa, o Walt Disney, o Ziraldo, o Monteiro Lobato… artistas que fizeram a nossa infância. Nosso objetivo é pegar o que produzimos hoje e transformar em algo que fique no inconsciente coletivo das crianças e famílias. Tentamos unir o clássico com uma roupagem moderna. Eu olho, por exemplo, para o Balão Mágico, não vivi isso na minha época, mas vejo o cuidado com a infância, com a nostalgia e tento trazer isso para a nova geração”.
Grande prêmio e projetos
Sobre o prêmio de R$ 31.001, o criador de conteúdo contou que o valor já tem destino certo e que será fundamental para impulsionar as novidades do próximo ano.
“Esse investimento vai ser direcionado para criar novas experiências nos shows do Gato Galáctico em 2026. Também queremos investir em equipamentos de cinema, para produzir nossos próximos filmes e desenvolver novos projetos editoriais como livros e quadrinhos. Pode não parecer muito do ponto de vista empresarial, mas esse prêmio vai nos permitir fazer muita coisa e investir ainda mais na qualidade das nossas produções.”
*Estagiário sob supervisão de Juliana Lambert
O Acerte ou Caia! vai ao ar todos os domingos, a partir das 15h30, na tela da RECORD. Acompanhe o site oficial e fique por dentro de todas as novidades. Reveja o programa completo no RecordPlus.
Veja também: confira todos os campeões do Acerte ou Caia!
Todo mundo sabe que no Acerte ou Caia! o jogo pode virar a qualquer momento, mas é claro que nenhum campeão quer sair sem levar o tão sonhado prêmio para casa. Foi isso que aconteceu com a atriz e humorista, Júlia Rabello, no último domingo (30). Agora ela se junta aos oito campeões que perderam tudo no Desafio Final, além de todos os outros famosos que conseguiram levar alguma quantia para casa. Confira agora quem são eles no ranking completo:
Arte/R7





































































