Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral

Repórteres da Record TV revelam bastidores de tragédia em escola: "Não tem como não se colocar no lugar das pessoas"

Marcela Munhoz e Marcela Terra trouxeram ao vivo todas as informações sobre o caso no Balanço Geral

Balanço Geral|Lygia Kato e Yasmin Dias, do site oficial

  • Google News
Marcela Munhoz e Marcela Terra falam sobre cobertura de ataque a escola em SP
Marcela Munhoz e Marcela Terra falam sobre cobertura de ataque a escola em SP

Parceiras de profissão, as repórteres da Record TV, Marcela Munhoz e Marcela Terra tiveram a missão de cobrir a tragédia na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo (SP), na última terça (28), e compartilham bastidores da notícia que chocou o Brasil.

Marcela Munhoz revela que estava a caminho de uma outra pauta quando ficou sabendo que um aluno de 13 anos teria feito um ataque a uma escola e teve que mudar rapidamente sua rota para ir até a delegacia que cuidaria do caso: "Eu não sabia detalhes, mas quando cheguei na delegacia, consegui, do lado de fora, contar quantos alunos tinham. O acesso de qualquer pessoa que não fosse do caso estava bloqueado, mas deu para contar que tinham seis aguardando para prestar esclarecimentos”, detalha a repórter.


A poucos metros dali, Marcela Terra, acompanhava a reação de quem estava na porta da escola: “Você chega no local, vê desespero e choque por todos os lados e, ao mesmo tempo, se compadece com a situação. Tem que apurar e ir atrás da notícia, porque há gente em casa em busca da informação. Existem as pessoas que precisam saber e as que querem ser ouvidas, porque o jornalismo tem esse papel de dar voz a quem não tem”, explica.

A dupla se alinhou para fazer a cobertura do caso para o Balanço Geral com todas as informações possíveis e não deixar escapar nenhum detalhe: “Falei para a Marcela Terra [que cobria o caso diretamente da escola] que eu estava indo para a delegacia e ela compartilhou o texto dela para eu ter uma ideia melhor do que havia acontecido”, relembra Munhoz.


Ao longo do programa, elas noticiaram as últimas atualizações sobre o caso. “A gente entrou ao vivo, passou as informações sobre o que que estava acontecendo. Eu consegui falar com o pai do aluno que tentou proteger a professora e acabou sendo atingido por um golpe de faca no braço, ainda muito abalado por tudo que passou”, conta Munhoz.

Marcela Terra completa sobre a importância da cobertura ao vivo: "É dar informação e respeitar a dor das pessoas. Respirar fundo para conseguir informar e fazer o nosso trabalho, além de tentar de alguma forma consolar quem está lá. Nós somos humanos antes de sermos jornalistas. Enfim, não é nada fácil".


Munhoz compartilha o maior desafio na cobertura: “Não tem como não se colocar no lugar daquelas pessoas e mães, principalmente porque eu sou mãe. A gente sente a dor. Então, é quase impossível não passar sentimento. Eu acho isso importante para humanizar também a reportagem, mas de vez em quando é preciso saber se distanciar também”, finaliza.

O Balanço Geral vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h50; e aos sábados, a partir das 13h, na tela da Record TV.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.