Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral

Empresário brasileiro é preso na Espanha por suspeita de estelionato

Ele convenceu investidores a assinarem um contrato de 684 mil dólares para a construção de um engenho na Bolívia, mas as máquinas nunca foram entregues

Balanço Geral|Do R7

  • Google News

O empresário brasileiro João Pinheiro foi preso na Espanha acusado de estelionato. Bilionário, ele ostentava uma vida de luxo e ficou conhecido como o ‘candidato mais rico do Brasil’ quando se candidatou a prefeito pela cidade de Marília, no interior de São Paulo. Ele se apresentava como um empresário de sucesso no ramo do açúcar.


A pedido da Bolívia, João estava na lista vermelha de procurados da Interpol. De acordo com uma denúncia, ele teria se apresentado como um fornecer de máquinas especializadas para a construção de um engenho na cidade boliviana de Bermejo. O empresário convenceu investidores a assinarem um contrato de 684 mil dólares. João vendeu as máquinas, mas elas nunca foram entregues.


O prejuízo foi de 1 milhão de dólares, equivalente a mais de R$ 5 milhões. Pelo menos 80 famílias foram impactadas pelo golpe. A defesa disse que o caso se refere a um desacerto comercial que foi objeto de pedido de arquivamento pela promotoria boliviana ainda no final de 2022, mas reaberto em 2023.


João Pinheiro já havia sido acusado por um outro empresário do ramo açucareiro dos Estados Unidos de descumprir um contrato de R$ 37 milhões de reais e de não entregar uma carga de 20 mil toneladas de açúcar. Na época, o empresário alegou que os produtos não foram entregues porque ele não recebeu todo o pagamento.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.