Especialistas explicam como se proteger em caso de acidente em elevador
Engenheiro revela que apesar de o meio ser considerado o mais seguro, a falta de manutenção costuma colocar em risco os usuários; entenda
Domingo Espetacular|Do R7
Quem nunca teve receio de ficar preso no elevador ou se assustou com notícias de acidentes? O Domingo Espetacular trouxe com detalhes os casos que aconteceram no estado do Rio de Janeiro e ganharam repercussão na mídia após terminarem com acidente grave ou fatal.
Segundo o engenheiro Gabriel Lopes, os problemas recentes que envolveram elevadores no Rio Janeiro estão relacionados com falta de manutenção e uma estrutura velha.
“A maioria dos elevadores do Rio são das décadas de 1960 e 1970. É muito comum encontrarmos equipamentos que ainda estão em uso, mesmo sem condição alguma”, disse o especialista.
Leia também
Em menos de 24 horas, três acidentes ocorreram no estado, sendo dois fatais. Sérgio Gabriel, de 28 anos, convivia com hidrocefalia, e em uma consulta no Hospital Municipal Salgado Filho, na zona norte carioca, sofreu uma parada cardíaca. Apesar dos esforços dos médicos, o elevador parado por 16 minutos e o desabamento do mesmo ocasionaram a morte do homem.
Já em Copacabana, Alex Fernandes, de 40 anos, fazia o trabalho de manutenção de um elevador em um prédio privado, que despencou do 12º andar. O porteiro do edifício, Adejair Santos, foi testemunha da morte de Alex. “Me deparei que o elevador já havia despencado, foi um barulho muito forte. Dei um salto para trás, pois a porta se abriu quando ele [o elevador] caiu... Tinha muito destroço”, relembrou Adejair.
Em meio as tragédias, surge o medo e também a ânsia de saber como se precaver para não haver mais fatalidades, em meio a essa incerteza do meio. O engenheiro Diego Sardezas, afirma: “O elevador é o equipamento de transporte mais seguro do mundo. Mas é lógico, tudo deve estar dentro dos conformes”.
Como não é sempre que está tudo dentro dos conformes, o professor universitário e físico Tomazzo Del Rosso explicou que a maneira ideal de agir é ficar deitado. “Em hipótese alguma, fique em pé, ajoelhado e nem pense em pular, pois você pode esmagar sua cabeça. Devido à superfície de contato, em caso de queda do elevador, o melhor a se fazer é deitar”, indagou o estudioso.
Outras formas de se proteger, é checar se está alinhado, sempre verificar se há um elevador no seu andar e respeitar o peso do mesmo. Também, sempre reparar no barulho que o aparelho pode fazer.
Confira a matéria na íntegra:
O Domingo Espetacular vai ao ar todos os finais de semana, às 19h45, na tela da RECORD.