Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Estados Unidos interceptam petroleiro clandestino na costa venezuelana

Governo de Nicolás Maduro classificou a operação americana como um "ato grave de pirataria internacional"

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Os Estados Unidos interceptaram neste domingo (21) mais um petroleiro considerado clandestino na costa venezuelana. O navio-tanque navegava em direção à Venezuela para ser abastecido com petróleo.

A embarcação está sob sanção do governo norte-americano por ter fortes ligações com o Irã. Segundo Washington, a venda da carga ajudaria a financiar terrorismo. Se for confirmada, será a segunda apreensão neste fim de semana e a terceira nos últimos 15 dias.

No sábado (20), a Guarda Costeira interceptou um navio chamado Centuries, que havia carregado petróleo recentemente na Venezuela e seguia rumo à Ásia. Segundo a imprensa norte-americana, a carga pertencia a uma empresa na China.

A Casa Branca acusa os venezuelanos de roubarem o petróleo, que antes era explorado por empresas norte-americanas. Em 2006, uma lei criada por Hugo Chávez obrigava as petrolíferas estrangeiras a vender maior parte das ações para a companhia estatal de petróleo da Venezuela, ou teriam que deixar o país.

O caso foi parar na arbitragem internacional, que determinava compensações bilionárias para as empresas norte-americanas. Os valores, porém, nunca foram pagos integralmente.

Donald Trump ordenou um bloqueio marítimo total e disse que nenhuma embarcação ilegal vai entrar ou sair da Venezuela. No sábado, governo de Nicolás Maduro classificou a operação americana como um "ato grave de pirataria internacional".

.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.