Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Boa Notícia: Tratamento experimental dá esperança a pessoas com lesão na medula

Proteína desenvolvida em laboratório ajuda neurônios a se conectraem

Boa Notícia|Do R7

  • Google News

Pacientes com graves lesões na medula espinhal ganharam uma nova perspectiva de recuperação graças a um estudo recente envolvendo a substância polilaminina.

O vidraceiro Diogo Barros, de 35 anos, sofreu um acidente ao cair de um prédio e perdeu o movimento da cintura para baixo. Após uma decisão judicial permitir seu acesso à substância experimental no início de dezembro, ele começou a recuperar sensibilidade nas pernas e conseguiu mover o pé. Diogo expressou sua emoção ao sentir novamente suas pernas, descrevendo a experiência como "maravilhosa" e cheia de esperança.

A polilaminina é desenvolvida em laboratório como uma versão sintética da proteína laminina. Esta proteína desempenha papel crucial durante o desenvolvimento embrionário por ajudar neurônios a se conectarem. No caso do tratamento das lesões medulares, ela atua como suporte estrutural que facilita a regeneração neuronal.

Outro paciente beneficiado pelo experimento é Juárez, de 64 anos. Ele ficou tetraplégico após um grave acidente automobilístico no Paraná e também iniciou o tratamento inédito com essa substância promissora.

O estudo sobre a polilaminina está sendo conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro há mais de duas décadas. Recentemente aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cinco pacientes participarão da primeira fase clínica para avaliar sua segurança antes que testes adicionais confirmem sua eficácia geral. Esses casos pioneiros abrem caminho para que outros pacientes possam ter acesso ao tratamento revolucionário no futuro próximo. A expectativa é que os resultados positivos incentivem maior visibilidade e acessibilidade à terapia inovadora em todo o país.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.