Boa Notícia: Vacina contra o HPV reduz em até 58% os casos de câncer de colo do útero no Brasil
Pesquisa realizada pela Fiocruz também apontou para uma redução de 67% das lesões que poderiam evoluir para o tumor
Boa Notícia|Do R7
Uma pesquisa da Fiocruz revelou que a vacina contra o vírus do HPV conseguiu reduzir em até 58% os casos de câncer de colo do útero no Brasil. O estudo avaliou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2019 e 2023, analisando mais de 60 milhões de mulheres entre 20 e 24 anos. Além disso, a pesquisa também apontou para uma redução de 67% das lesões que poderiam evoluir para o tumor.
O médico ginecologista Orlando Monteiro diz que 90% dos casos de câncer de colo de útero são devido a infecção do papiloma vírus humano. A cada 10 pessoas sexualmente ativas, no mínimo sete terão contato com o vírus do HPV pelo menos uma vez na vida. Na maior parte dos casos, o organismo elimina o vírus sozinho, mas quando isso não acontece, pode haver alterações nas células do colo do útero.
O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres, perdendo apenas para o de mama. A vacina contra o HPV passou a fazer parte do Sistema Nacional de Imunização em 2014. Desde então, milhões de adolescentes já receberam o imunizante, que é oferecido gratuitamente pelo SUS.
A vacina era aplicada em três doses, mas no ano passado, o esquema passou a ser de dose única. A vacina é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. O Ministério da Saúde ampliou a vacinação também para outros grupos: portadores de HIV, pessoas com baixa imunidade, transplantados, vítimas de abuso sexual e pacientes oncológicos. Para as mulheres, além da vacinação, os exames preventivos, como o Papanicolau, também são essenciais.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



