Veja tudo o que se sabe sobre paciente torturado até a morte em clínica de reabilitação
Segundo a Prefeitura de Cotia (SP), o local não atendia as regras para esse tipo de serviço; entenda o caso
Fala Brasil|Do R7
O Fala Brasil trouxe com detalhes um caso de tortura contra um dependente químico, identificado como Jarmo Celestino de Santana, de 55 anos, em uma clínica de reabilitação em Cotia (SP). O local foi fechado após um funcionário admitir as agressões. O caso veio à tona quando o paciente morreu.
Imagens gravadas pelo celular de um dos funcionários mostram o paciente amarrado e sem camisa e, ao fundo, os motoristas responsáveis pelo transporte dos dependentes químicos dando risada. Matheus de Camargo, de 24 anos, foi preso.
Leia também:
Foi encontrado no celular do funcionário um áudio admitindo o crime contra o dependente químico. “Chegou aqui na unidade pagando de ‘brabo’”, diz Matheus, e admite: “Tô com a mão toda inchada”.
“O Matheus confessou, disse que efetivamente foi ele quem gravou o vídeo no momento da chegada da vítima a clínica. Confirmou que houve emprego de força física contra a vítima, mas apenas para contê-la no momento de euforia ou agitação, negando que teve intenção de torturá-la”, diz Adair Marques, delegado.
A clínica atendia 23 internos e, segundo a Prefeitura de Cotia, não tinha autorização para funcionar e não atendia as regras para esse tipo de serviço. O local foi fechado pela vigilância sanitária e dado um prazo de dois dias para os donos saírem da residência.
Um dos responsáveis pela clínica, contou que as agressões nunca foram denunciadas devido ao medo que os internos sentiam de Matheus: “Ele veio como colaborador auxiliar, a gente com as reuniões”, e afirma: “Eles [os pacientes] tinham medo do Matheus”.
“Esses dois inquéritos visam identificar todos os envolvidos e individualizar a conduta de cada uma dessas pessoas. Quem agrediu, quem deveria preservar a vida e a integridade física da vítima e não o fez, para que cada um possa responder de acordo com sua conduta. Ainda que qualquer funcionário não tenha participado, eles deveriam ter evitado esse resultado”, afirma o delegado do caso.
A polícia segue com as investigações para identificar todos os responsáveis pelo crime. Matheus foi preso em flagrante e responderá por tortura.
Assista ao vídeo:
O Fala Brasil vai ao ar de segunda a sexta, às 8h40; e aos sábados, a partir das 7h35, na tela da RECORD.