Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Comerciante enfrenta doença rara e mantém esperança em avanços da medicina

Milton Pereira de Oliveira convive com uma condição genética rara chamada distrofia muscular por deficiência de disferlina

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Milton Pereira de Oliveira é um comerciante baiano que convive com uma condição genética rara chamada distrofia muscular por deficiência de disferlina. Aos 45 anos, ele depende de cadeira de rodas devido à fraqueza e atrofia dos músculos causadas pela ausência da proteína responsável pela regeneração celular. Apesar das limitações físicas que exigem auxílio constante dos filhos e amigos nas atividades diárias, Milton mantém a esperança em novos tratamentos.


A doença afeta cerca de nove pessoas a cada milhão e se manifesta inicialmente na musculatura do cinturão pélvico antes de progredir para outras partes do corpo. Atualmente, não há cura disponível; no entanto, terapias como fisioterapia motora e respiratória ajudam a manter a qualidade de vida dos pacientes enquanto aguardam avanços médicos.


Milton administra uma loja de bicicletas há duas décadas, onde encontra motivação diária ao interagir com clientes. Ele vê o trabalho como uma forma adicional de terapia. Especialistas afirmam que pesquisas genéticas estão avançando na correção do DNA defeituoso associado à disferlinopatia. Instituições como a Fundação Jane, nos Estados Unidos, financiam estudos promissores nessa área.


Apesar das dificuldades impostas pela doença progressiva, Milton permanece otimista sobre as possibilidades futuras oferecidas pela ciência médica. Ele está disposto até mesmo a participar voluntariamente em ensaios clínicos na busca por soluções inovadoras que possam reverter sua condição atual e realizar seu sonho: voltar a andar novamente.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.