Logo R7.com
RecordPlus
Hoje em dia

Botão de contestação do Pix é alvo de golpes por criminosos

De julho de 2024 a julho de 2025, 56 milhões de pessoas foram vítimas de fraudes digitais

Hoje em Dia|Do R7

  • Google News

O Pix, meio de pagamento mais usado no Brasil, está prestes a completar cinco anos de vigência. Criado para facilitar transações financeiras, o sistema tem sido alvo de fraudes. O Banco Central criou o botão de contestação, um serviço para restituir eventuais vítimas dessas fraudes. No entanto, essa ferramenta vem sendo usada por criminosos para cometer golpes.


Os golpistas compram ou contratam serviços, pagam com Pix e depois cancelam o depósito. Nathalia Saar, designer de unhas, contou que atendeu uma cliente, ela fez o pagamento de R$ 150 pelo serviço, mas no dia seguinte, o valor havia sumido da conta.


Josilane Patrício, microempresária, sofreu o mesmo golpe. Após entrar em contato com o banco, ela conseguiu recuperar o dinheiro. De julho de 2024 a julho de 2025, 56 milhões de pessoas foram vítimas de fraudes digitais.


Walter Faria, diretor adjunto de Serviços e Segurança da Febraban, explicou que as instituições financeiras devem marcar CPFs ou CNPJs de fraudadores, para que futuras transações sejam verificadas.


Renan Cavalheiro, perito digital, recomenda que comerciantes emitam notas fiscais e criem algum comprovante de venda para assegurar suas transações.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.