Cena da Santa Ceia na novela Jesus tem compromisso com a história
Edgard Miranda, diretor-geral, explica por que a montagem da sequência foi diferente da retratada nas obras clássicas
Entrevistas|Bruna Oliveira, do site oficial
A icônica cena da Santa Ceia foi remontada para a novela Jesus a partir de um trabalho de pesquisa histórica. O telespectador mais atento deve ter observado que Jesus e os 12 apóstolos estavam acomodados em uma mesa baixa e em formato de "U", diferente do que já foi retratada em obras clássicas. O diretor-geral da novela, Edgard Miranda, explicou que os recursos usados nesta sequência visaram manter uma narrativa realista, assim como durante toda trama.
“Buscamos inspiração em vários artistas que já retrataram a Última Ceia, como Da Vinci, Alma-Tadema e Rembrant. Toda fotografia foi inspirada em obras que ficaram eternas, mas, ao mesmo tempo, tivemos um compromisso histórico. Se vocês repararem, todas essas influências estão lá. Mas tem a veracidade. Então, a gente tinha uma mesa baixinha, como era na época. A iluminação foi basicamente feita a luz de velas. Utilizamos muito o recurso da ribalta, com o nível de luz muito baixo", detalhou Miranda.
A Última Ceia, retratada por Leonardo Da Vinci, inspirou muitas outras obras, tanto na pintura quanto no cinema, mas, de acordo com os historiadores da novela Jesus, Maurício dos Santos e Lucio Nascimento, o afresco, de 1495-1496, apresenta “muito mais o mundo europeu lido pela estética clássica do que a realidade sociocultural do tempo de Jesus”.
Além de direção e cenografia, o elenco também se mostrou afinado com as informações passadas pela equipe de pesquisa. O ator Rodrigo Andrade, intérprete do apóstolo Simão Zelote, contou que tinha uma visão completamente diferente sobre a Santa Ceia até participar da gravação desta cena.
"Acho que a maioria das pessoas tem a imagem do quadro de Da Vinci no inconsciente coletivo, mas era outra época. As mesas eram muito baixas, as pessoas ficavam sentadas em almofadas e não em cadeiras, porque não havia naquele tempo. O desenho da mesa também é diferente, em formato de U. Na época, as pessoas sentavam dessa forma para poder conversar uma com a outra e todas se verem, conseguirem se enxergar".
O ator Petrônio Gontijo, que interpretou o apóstolo Pedro, destacou o cuidado que toda a equipe da novela empregou à sequência e acrescentou o quão aguardado era este momento entre os atores.
"Para nós, foi um momento de virada. Nessa cena, é através do pão e do vinho que fica simbolizado o sacrifício de Jesus para os apóstolos e todos que estão acompanhando a novela. É um momento de profunda compreensão dos personagens para o que vai acontecer depois disso, para onde que eles vão, o que vão fazer. Acho que nesta cena se inicia uma nova etapa de postura perante a vida, perante as dificuldades que todos eles vão passar", contou Gontijo.
Não perca a novela Jesus, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h45, na tela da Record TV.