Espiões russos se infiltram no Brasil com identidades falsas
Investigação revelou que agentes russos viviam como cidadãos brasileiros
Balanço Geral|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal do Brasil, a CIA e agências de inteligência europeias desmantelou esquemas de espionagem russos no país. Pelo menos nove espiões russos estavam vivendo no Brasil com identidades forjadas como cidadãos brasileiros. Eles abriram negócios e estabeleceram vínculos enquanto pareciam brasileiros autênticos, até mesmo dominando o idioma sem sotaque.
Entre os casos destacados está o de Sergey Cherkasov, que viveu por mais de uma década sob o nome de Victor Ferreira. Ele foi preso em 2022 ao tentar ingressar na Holanda com o objetivo de acessar investigações do Tribunal Penal Internacional.
A operação, conhecida como Operação Leste, surgiu após a eclosão do conflito entre Ucrânia e Rússia, apontando o Brasil como um ponto estratégico para espionagem. A facilidade em conquistar documentos falsos e a diversidade étnica da população facilitam a ação dos espiões na região.
As investigações sugerem ainda a existência de vínculos entre essa rede de espionagem e o governo brasileiro. A Rússia e os Estados Unidos disputam a extradição de Sergey Cherkasov.
Assista em vídeo - Investigações mostram que espiões russos estavam escondidos em missão no Brasil
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!