Sites falsos enganam candidatos do Enem com cobranças indevidas
Golpistas criam páginas fraudulentas e cobram taxas via Pix
Fala Brasil|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Candidatos do Enem estão sendo alvo de golpes por meio de sites que imitam a página oficial de inscrição, cobrando taxas via Pix. Lílian pagou R$ 85 acreditando ser a taxa do exame de 2025 e só percebeu o golpe quando foi cobrada uma tarifa adicional de R$ 113.
Os golpistas criam páginas semelhantes ao site oficial, enganando os usuários. Lílian relatou que o site falso não oferecia a opção de pagamento por boleto, apenas por Pix. A situação se agravou quando uma segunda cobrança foi feita sob ameaça de cancelamento da inscrição.
Casos semelhantes ocorreram no ano anterior, quando várias páginas fraudulentas foram removidas. A recomendação é que as vítimas registrem boletins de ocorrência para que a Polícia Federal possa investigar. Candidatos devem ter cautela com links em buscadores e e-mails suspeitos.
O INEP declarou que todas as etapas do Enem são realizadas com medidas de segurança e conta com apoio da Polícia Federal para investigar fraudes. As inscrições estão abertas até 6 de junho, exclusivamente pela página oficial do participante.
Assista em vídeo - Caí no Golpe: Golpes com sites falsos prejudicam candidatos do Enem
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!